O estudo revelou que o Android 2.3 Gingerbread foi a versão menos estável da plataforma no que diz respeito a falhas de desempenho de aplicativos. Segundo a pesquisa, a situação mudou depois da entrada no mercado das edições Ice Cream Sandwich, Jelly Bean e KitKat do sistema operacional, que fizeram a margem de travamentos cair de 1,7% para 0,7% do tempo.
Em relação ao desempenho de aparelhos com o sistema operacional da Apple, também houve uma melhora. Foi de 2,5% do tempo no iOS 6 para 2,1% no iOS 7. A evolução foi ainda maior com o surgimento do iOS 7.1, reduzindo o percentual para 1,6% do tempo.
O resultado pode surpreender alguns usuários de produtos da Apple, que prezam pelo desempenho dos aparelhos. Afinal, a plataforma desenvolvida pela empresa da maçã tem um número mais de duas vezes pior no que diz respeito a travamentos de aplicações do que a do rival Google.
O relatório da Crittercism ainda avaliou os aparelhos mais estáveis e o Galaxy S4 saiu na frente, com uma taxa de travamentos de dados de apenas 0.9%. O prêmio de menos estável foi para o iPad 2, com um índice de 2.6%. Dentre os aparelhos da Apple que menos apresentam menor índice de travamento está o iPhone 5 com 1.7%. Além disso, a pesquisa descobriu que os apps são mais estáveis em iPhones do que em iPads.
Tech Tudo