A área de produtos com 976 ou 50,7% dos atendimentos manteve-se em 1º lugar no ranking de reclamações fundamentadas em Mato Grosso, seguida por serviços essenciais com 467 ou 22,8% e serviços privados com 252 atendimentos ou 12,1%. dos,
Para a instituição o setor de produtos ainda é “campeão” de reclamações devido à ausência de assistências técnicas autorizadas no Estado e do serviço de pós-venda pelos fabricantes de aparelho celular, eletroeletrônico, linha branca e móveis para casa em geral. Reflexo disso, é que o produto mais reclamado é o aparelho de telefone celular que obteve 483 queixas.
Entre os problemas mais reclamados estão os relacionados à cobrança e garantia de produtos. Sendo 642 atendimentos ou 29,34% para o primeiro e 565 reclamações 25,82% para o segundo. Já o ranking de fornecedores com maior número de protestos é mais diluído, já que o primeiro lugar é dividido pela Casas Bahia, Ponto Frio e Nova Ponto Com que juntas somam 118 ou 5,76% das reclamações. Entre as que menos atendem as demandas do Procon está a Sony Ericsson.
Reclamações
O PROCON esclarece que o procedimento denominado “reclamação” significa necessariamente que os documentos trazidos pelo consumidor, por si só, demonstram elementos suficientes que caracterizam violação de direitos, que o fornecedor é reincidente na prática infrativa ou descumpre o acordo celebrado numa das formas de atendimento prévio ou que se trata de demanda complexa que justifica uma instrução probatória dos fatos alegados.
Diante de um desses fatos o PROCON instaura o processo administrativo, por meio da reclamação, tal como ocorre com a instauração do Auto de Infração que também dá início ao referido processo, na forma da lei. Por isso, dos mais de 16 mil atendimento pouco mais de dois mil tornaram-se procedimentos na instituição.
O Cadastro poderá ser consultado na íntegra no sítio da internet www.procon.mt.gov.br ou nos balcões de atendimento do PROCON Mato Grosso.Procon/MT registra 16.690 atendimentos
A Superintendência de Defesa do Consumidor do Estado de Mato Grosso (PROCON/MT) divulgou na tarde dessa segunda-feira (17) o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2013. De acordo com o documento foram registrados 16.690 atendimentos ao cliente e dessas 2.188 são reclamações e são analisadas pelo PROCON.
A área de produtos com 976 ou 50,7% dos atendimentos manteve-se em 1º lugar no ranking de reclamações fundamentadas em Mato Grosso, seguida por serviços essenciais com 467 ou 22,8% e serviços privados com 252 atendimentos ou 12,1%. dos,
Para a instituição o setor de produtos ainda é “campeão” de reclamações devido à ausência de assistências técnicas autorizadas no Estado e do serviço de pós-venda pelos fabricantes de aparelho celular, eletroeletrônico, linha branca e móveis para casa em geral. Reflexo disso, é que o produto mais reclamado é o aparelho de telefone celular que obteve 483 queixas.
Entre os problemas mais reclamados estão os relacionados à cobrança e garantia de produtos. Sendo 642 atendimentos ou 29,34% para o primeiro e 565 reclamações 25,82% para o segundo. Já o ranking de fornecedores com maior número de protestos é mais diluído, já que o primeiro lugar é dividido pela Casas Bahia, Ponto Frio e Nova Ponto Com que juntas somam 118 ou 5,76% das reclamações. Entre as que menos atendem as demandas do Procon está a Sony Ericsson.