Cultura

Uma viagem gastronômica pela fé

No segundo volume da trilogia escrita pelo jesuíta Francys Silvestrini, a conexão entre alimento e espiritualidade dá novo sentido às relações humana

Na cozinha de qualquer casa brasileira, entre aromas e sabores, acontecem encontros que vão além da comida. É ali que histórias são contadas, vínculos se fortalecem e a vida acontece. Inspirado por esse cenário, o padre Francys Silvestrini encontrou uma forma de conectar fé e alimentação. Em Sabedoria teogastronômica, segundo volume de uma trilogia publicada pela Edições Loyola, o jesuíta propõe uma reflexão sobre a religiosidade presente no compartilhamento da experiência de comer.

Baseado nas Escrituras e no pensamento do cardeal José Tolentino MendonçaFrancys explora a relação entre comida, fé e convivência, além de evidenciar o papel simbólico das refeições como espaços de acolhimento e transformação. “Eu tento refletir sobre a nossa vida e relações a partir da alimentação”, enfatiza o autor. Segundo ele, a mesa sempre foi um lugar de partilha na tradição cristã, e é preciso reconhecer a espiritualidade nos gestos simples do cotidiano, como o ato de cozinhar.

Sabedoria teogastronômica se estrutura em quatro partes. A primeira coloca o leitor no centro da exegese bíblica, com uma análise da alimentação como elemento fundamental na construção da humanidade. A segunda aprofunda a fé como uma arte da presença real ao associar o ato de nutrir-se e a experiência de comunhão. Na terceira, o autor faz uma releitura gastronômica do Antigo Testamento, em que a comida reflete as identidades socioculturais da época.  Por fim, a quarta parte é a retomada culinária e eucarística da proposta humanizadora e acolhedora de Jesus.

O primeiro volume da série, intitulado Autobiografia Gastronômica, foi lançado durante a 2ª Jornada de Nutrição da PUC-Rio com participação do autor em sessão de autógrafos. Já o terceiro tomo da trilogia tem previsão para ser publicado no segundo semestre deste ano.

Ficha técnica:
Título: Sabedoria Teogastronômica
Subtítulo: José Tolentino Mendonça e a gramática culinária humano-divina
Autor: Francys Silvestrini
Editora: Edições Loyola
ISBN: 9786555044171 0
Formato: 14×21 cm
Páginas: 254
Preço: R$ 66,00
Onde encontrarAmazon e Loyola

Sobre o autor: Francys Silvestrini é padre jesuíta e professor de Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE-BH). É mestre (PUC-RJ, 2013) e doutor (Centre Sèvres-Paris, 2019) em Teologia. Dedica-se aos estudos de uma nova abordagem teológica, denominada “Teogastronomia”, em diálogo com as Ciências da Alimentação.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Francis-Arquivo-Pessoal--1018x1024.jpg

Foto: Francis-Arquivo-Pessoal/Divulgação | Edições Loyola

Instagram@francysadaosj
YoutubeFé em Canto – Francys SJ

Sobre a editora: De inspiração cristã, Edições Loyola está aberta a todos os horizontes de pensamento e ramos do saber e tem como principal objetivo o desenvolvimento integral do ser humano. Fundada pelos jesuítas há mais de 65 anos, promove, por meio das publicações, os valores cristãos e humanos – combinando fé, cultura e justiça –, a fim de propagar o bem o mais amplamente possível. Atua como editora de livros, revistas e como gráfica, que atende às demandas internas e externas. 

Instagram@edicoes_loyola

Foto Capa: Francys Silvestrini

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e