A pesquisa mostrou que, na maioria das vezes, comprar nas chamadas lojas-conceito é até 35% mais barato do que nas redes que reúnem várias marcas. É o caso do smartphone Nokia Lumia 925, que na Nokia Store do NorteShopping custa R$ 1.299. No mesmo centro comercial, a loja da Claro o vende por R$ 1.999.
Além de preços mais em conta, as lojas próprias oferecem, em geral, condições de pagamento mais vantajosas. Na Apple Store, inaugurada no mês passado no Village Mall, na Barra da Tijuca, o cliente que compra o produto à vista, seja em dinheiro, débito ou crédito, ganha 10% de desconto. Nas lojas multimarcas visitadas pelo EXTRA no BarraShopping, que fica ao lado, não havia abatimento.
Na Adidas Store do Shopping Tijuca, qualquer produto acima de R$ 50 pode ser parcelado em até dez vezes sem juros no cartão de crédito. Ou seja, a parcela mínima chega a R$ 5. Nas lojas concorrentes, que abrigam várias marcas, a prestação mínima encontrada foi de R$ 60.
Vitor Souza, de 37 anos, subgerente da Adidas, lembra outra prerrogativa das lojas-conceito:
— Geralmente, os produtos lançados chegam primeiro às lojas próprias, com dois ou três dias de antecedência, em relação às multimarcas.
O tipo de atendimento também é um diferencial. Luiz Telles, gerente de varejo da Nokia Brasil, conta que nas Nokia stores — assim como nas lojas da Apple e da Samsung — os aparelhos expostos estão conectados à internet e aos acessórios, o que permite melhor experiência de compra:
— Desta forma, estimulamos o consumidor a manusear o aparelho e conhecer o produto ao máximo.
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