Mix diário

Atividade cresceu levemente ou moderadamente em 12 distritos dos EUA, diz Livro Bege

O Livro Bege do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) informou que a atividade econômica aumentou ligeiramente ou moderadamente nos doze distritos do Banco Central dos EUA no final de novembro e dezembro. Os gastos do consumidor aumentaram, moderadamente, com a maioria dos distritos relatando fortes vendas de fim de ano que superaram as expectativas.

Publicado nesta quarta-feira, 15, o documento descreveu que a atividade de construção diminuiu globalmente, com vários distritos indicando que os elevados custos de materiais e financiamento pesavam sobre o crescimento.

A indústria transformadora diminuiu ligeiramente em termos líquidos e vários distritos e fabricantes estavam acumulando estoques em antecipação à possibilidade de tarifas mais elevadas.

No setor de serviços não financeiros, houve crescimento leve, no geral, com os distritos destacando o crescimento em lazer e hotelaria e transporte, notadamente o aéreo.

Os prestadores de serviços financeiros relataram resultados modestos crescimento nos empréstimos e pouca mudança na qualidade geral dos ativos, embora os credores e as organizações comunitárias manifestassem preocupações sobre a inadimplência entre pequenas empresas e famílias de baixa renda.

Inflação

Os preços aumentaram modestamente em geral nos Estados Unidos, com taxas de crescimento variando entre estáveis e moderadas, apontou o Livro Bege. O documento apontou ainda que os contatos esperavam que os preços continuassem a subir em 2025, com alguns notando o potencial de tarifas mais elevadas contribuírem para aumentos de preços.

Os contatos na maioria dos distritos relataram aumentos modestos nos preços de venda, embora também tenham havido casos de preços estáveis ou decrescentes, particularmente nos setores varejista e industrial, de acordo com a publicação.

Os custos dos fatores de produção também aumentaram, com contatos destacando preços de seguros mais elevados, especialmente para seguros de saúde.

Emprego

O emprego nos Estados Unidos registrou um aumento global, segundo o Livro Bege, com seis distritos reportando um ligeiro aumento e seis apontando nenhuma alteração. Segundo a publicação, os contatos em vários setores de serviços, nomeadamente cuidados de saúde, continuaram registrando um crescimento do emprego.

Os contatos em vários setores registraram dificuldades em encontrar trabalhadores qualificados e os relatos de demissões continuaram raros, aponta o Livro Bege. Contudo, os contatos em alguns distritos expressaram maior incerteza sobre as suas futuras necessidades de pessoal.

“O crescimento salarial acelerou para um ritmo moderado na maioria dos distritos, embora houvesse alguns relatos de que as pressões salariais tinham diminuído”, conclui o documento.

Contratos

O Livro Bege relatou que mais contatos averiguados para a formulação do documento mostraram-se otimistas quanto às perspectivas para 2025, superando as manifestações pessimistas em relação a isso.

Mesmo assim, contatos em vários distritos expressassem preocupações de que mudanças na política de imigração e tarifas possam afetar negativamente a economia.

Setor imobiliário comercial

O Livro Bege ainda pontuou que a atividade imobiliária residencial manteve-se inalterada, uma vez que as elevadas taxas hipotecárias continuaram a conter
demanda. As vendas de imóveis comerciais aumentaram.

O documento observou ainda que as condições agrícolas permaneceram globalmente fracas, com rendimentos agrícolas geralmente mais baixos e dificuldades relacionadas com o clima em algumas áreas.

A propagação da gripe aviária reduziu a oferta de ovos e puxou os preços para cima.

Já a atividade energética foi mista.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve