A ação ocorre simultaneamente em todas as cidades-sedes, com a iluminação em monumentos públicos, pontos turísticos e/ou arenas, homenageando os torcedores brasileiros e reforçando a contagem regressiva para o mundial. A data também será lembrada em ações nas redes sociais do Governo Federal, das cidades-sede, da FIFA e do COL. O primeiro jogo do Mundial está marcado para 12 de junho, em São Paulo. Em Cuiabá, a primeira partida será em 13 de junho, entre Austrália e Chile, na Arena Pantanal.
Essa é uma iniciativa simbólica, que reforça a paixão nacional do brasileiro pelo futebol e marca a reta final dos preparativos para a Copa. No entanto, o secretário extraordinário da Secopa, Maurício Guimarães, lembra que o verdadeiro motivo de comemoração é a oportunidade que Cuiabá está tendo de se transformar a partir da realização do evento. Além das obras que irão deixar um legado de infraestrutura à cidade, ele ressalta que o mundial irá fomentar novos negócios, impulsionar o turismo e divulgar a cultura local.
Maurício Guimarães destaca, ainda, que recentemente, foi criado o comitê receptivo para a Copa 2014, envolvendo todas as secretarias do Governo do Estado, as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande e instituições para fortalecimento das ações voltadas ao atendimento do público. A equipe irá planejar e executar as estratégias de recepção de autoridades, turistas e imprensa, comprovando por que Cuiabá é conhecida como cidade hospitaleira.
Assessoria