Cidades

Hemocentro alerta para doação de sangue devido ao carnaval

 
Maria Angélica explica que as doações precisam ser feitas antes do feriadão porque todo o sangue passa por exames e só é disponibilizado para uso no dia seguinte. Mas, quem quiser ajudar pode ainda comparecer à unidade amanhã (1º). “O sangue passa por exames de tipagem, HIV, hepatite B e C, doença de Chagas, sífilis, HPLV”.
 
De acordo com Maria Angélica, os tipos negativos e O são os mais raros e precisam ter estoques altos devido aos tratamentos rotineiros e ao aumento no número os acidentes. “Como as pessoas viajam mais há aumento de acidentes e muitas vezes é preciso mais de uma bolsa de sangue em determinadas cirurgias. Nesta época geralmente trabalhamos no limite do estoque”.
 
Podem doar sangue indivíduos com idade entre 16 a 69 anos, que tenham mais de 50 quilos e sejam saudáveis, sem antecedentes de risco para a transmissão de doenças como hepatites e aids. Para doar basta ir ao Hemocentro, localizado na Rua Diogo de Faria, 824, esquina com a Rua dos Otonis, na Vila Clementino, com um documento com foto. Não pode estar em jejum.
 
O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, e aos sábados, das 8h às 13h. Não haverá funcionamento nos dias 3 e 4 de março.
 
Agência Brasil

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.