Cidades

Conselho Municipal de Saúde exige eleição para escolha de presidente

 
O que acontece hoje, é que o presidente do Conselho é o próprio secretário Municipal de Saúde. A intenção dos membros que compõem o CMS é de que seja aberta uma eleição para escolha do cargo, assim como já ocorre com os demais componentes da Mesa Diretora (vice-presidente e secretário-geral). 
 
“O Conselho Municipal é um órgão fiscalizador de controle externo. Nossa luta é para que tenhamos o direito de aprovar uma eleição de forma democrática e que os conselheiros decidam a ocupação do cargo com base no voto”, argumentou Garcia.
 
Ele pontuou ainda, que da forma como o Conselho é constituído atualmente, fica difícil qualquer discussão em torno da política de saúde de Cuiabá, “já que o presidente do órgão que fiscaliza é o próprio fiscalizado”. 
 
A Câmara de Vereadores chegou a aprovar um projeto de lei que prevê a realização de eleições para escolha da presidência do CMS, no entanto, o projeto foi vetado pelo prefeito. 
 
A votação para derrubada ou manutenção do veto do Executivo deveria ter sido realizada na sessão de hoje, contudo os parlamentares optaram por discutir melhor sobre o assunto. 
 
A expectativa do vice-presidente do Conselho é de que já na próxima eleição da Mesa Diretora, marcada para maio deste ano, também seja realizada a escolha democrática da presidência, por meio dos votos dos conselheiros. 
 
 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.