A popularidade de Dilma, abalada em meados de 2013 na esteira dos protestos juninos, vinha apresentando recuperação desde então. Chegou a 41% em novembro, depois de ter caído a 30% no fim de junho, mas se manteve com os mesmos 41% na primeira pesquisa Datafolha deste ano, divulgada pela Folha de S. Paulo.
A pesquisa registrou, no entanto, diferença em relação a novembro no percentual dos que consideram seu governo ruim ou péssimo, que passou de 17% a 21% neste mês. Entre os entrevistados que achavam sua gestão regular, também houve mudança, a taxa caiu de 40% para 37%.
Em relação à disputa ao Planalto, o Datafolha indicou que nos principais cenários pesquisados Dilma vence no primeiro turno com 47% das intenções de voto, na comparação com o senador mineiro e presidente do PSDB, Aécio Neves (17%), e o governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos (12%). O mesmo foi verificado em novembro do ano passado.
A pesquisa foi realizada nos dias 19 e 20 e foram entrevistadas 2.614 pessoas, em 161 cidades do País. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Fonte: Terra