Por María Luz Thomann, Bióloga e ornitóloga.
As formigas são insetos fascinantes que colonizaram praticamente todos os cantos do planeta. Apesar de seu pequeno tamanho, essas criaturas possuem uma organização social complexa e capacidades surpreendentes para se adaptar a diferentes ambientes. Um dos aspectos mais intrigantes sobre esses animais é como percebem o mundo ao seu redor.
Embora não sejam geralmente conhecidas por sua capacidade visual, surge a pergunta: as formigas têm olhos ou são cegas? Se você quer saber a resposta para essa pergunta, não deixe de conferir este artigo do PeritoAnimal para conhecer todos os detalhes sobre a capacidade visual das formigas. Vamos lá?
Formigas têm olhos ou não?
A resposta para essa pergunta é sim, as formigas têm olhos, mas sua capacidade visual varia enormemente entre as espécies. As formigas, assim como muitos outros insetos, possuem olhos compostos, formados por várias unidades individuais chamadas omatídios. Esses omatídios funcionam como pequenos sensores de luz e movimento. Em vez de formar uma imagem completa e clara como os nossos olhos, os olhos compostos criam uma visão mais fragmentada e pixelada. Cada omatídio captura uma pequena parte do campo visual e, juntos, fornecem à formiga uma imagem básica do ambiente.
No entanto, embora todas as formigas tenham olhos, nem todas as espécies os utilizam com a mesma eficácia, e pode-se dizer que algumas formigas são cegas. Em alguns casos, em muitas espécies de formigas, como as que vivem subterrâneas ou em lugares escuros, a visão diminuiu porque não é necessária para sua sobrevivência. Em contrapartida, outras formigas que vivem em habitats mais iluminados, como nas folhas ou na superfície do solo, desenvolveram uma visão melhor, embora ainda seja bastante limitada se comparada à de outros insetos.
Para saber mais, confira nosso artigo “Tipos de formigas: características e fotos“.
Quantos olhos as formigas têm?
A maioria das formigas tem cinco olhos no total: dois olhos compostos grandes e três ocelos (olhos simples) na parte superior da cabeça. Vamos conhecer todos os detalhes sobre os olhos das formigas:
- Olhos compostos: as formigas têm dois desses olhos, localizados nas laterais da cabeça. Cada olho composto é formado por múltiplos omatídios, que são pequenas unidades que capturam uma parte do campo visual, proporcionando uma visão fragmentada em mosaico;
- Ocelos: além dos olhos compostos, muitas espécies de formigas possuem três ocelos, que são olhos simples localizados em um triângulo na parte superior da cabeça. Os ocelos não servem para ver imagens detalhadas, mas percebem a luz e a escuridão, ajudando na orientação e no ciclo diário.
No entanto, algumas espécies que habitam ambientes escuros, como em túneis subterrâneos, podem ter os olhos reduzidos ou até mesmo não os ter, pois dependem mais de outros sentidos, como o olfato e o tato.
Como são os olhos das formigas?
As formigas têm um par de olhos compostos, cada um formado por um conjunto de pequenas unidades chamadas omatídios, que são células fotorreceptoras dispostas em facetas. Cada omatídio captura um fragmento do campo visual e, em conjunto, esses fragmentos fornecem à formiga uma visão em mosaico, ideal para detectar movimentos no ambiente. A quantidade de omatídios varia conforme a espécie: em algumas espécies predadoras, elas podem ter centenas de facetas em cada olho, enquanto outras espécies possuem menos omatídios e, portanto, uma visão menos precisa.
A visão das formigas não é tão detalhada quanto a dos humanos, mas é muito eficaz para distinguir sombras, movimentos e diferenças de luz. Isso é particularmente útil para espécies que se orientam durante a coleta de alimentos ou a caça em terrenos abertos.
Além dos olhos compostos, muitas formigas também possuem três ocelos, que são olhos simples localizados na parte superior da cabeça. Os ocelos não formam imagens detalhadas, pois sua principal função é detectar mudanças na intensidade da luz, o que ajuda as formigas a ajustar sua orientação e a perceber a hora do dia. Esses ocelos são especialmente importantes em formigas que vivem em ambientes onde a luz muda constantemente, como ao ar livre ou em áreas de floresta. Em contrapartida, as formigas que passam a maior parte de sua vida em túneis escuros, como algumas espécies subterrâneas, têm olhos compostos menos desenvolvidos ou até mesmo ausentes, já que não precisam da visão para se locomover. Para essas formigas, os sentidos do olfato e do tato são muito mais importantes do que a visão.
Como as formigas veem?
Vimos que a maioria das formigas não é cega, mas como as formigas veem? E como elas veem os humanos? As formigas têm uma forma de ver bastante diferente da dos humanos. Por terem olhos compostos, sua visão é fragmentada e em mosaico. Cada omatídio captura apenas uma pequena parte do campo visual e a soma dessas imagens parciais permite à formiga ter uma percepção do ambiente. Isso dá a elas uma visão borrada e sem detalhes, mas com alta sensibilidade ao movimento, o que é útil para detectar possíveis predadores ou fontes de alimento.
No entanto, existem grandes variações na visão das formigas. As formigas predadoras e as que vivem em áreas abertas geralmente têm olhos mais desenvolvidos e melhor capacidade de visão, pois precisam se mover grandes distâncias e detectar presas ou pontos de referência. Por outro lado, as formigas que vivem em túneis subterrâneos ou em ambientes escuros possuem olhos reduzidos, ou, como já mencionamos, podem até não os ter, e dependem mais de seus sentidos do olfato e do tato para se mover e se comunicar.
De que cor as formigas veem?
Embora a maioria das formigas veja em preto e branco, algumas espécies têm a capacidade de captar luz ultravioleta, o que lhes permite distinguir certos contrastes que os humanos não percebem. Esse tipo de visão é útil para detectar sinais visuais no ambiente natural e pode ajudá-las a se orientar utilizando marcas de luz e sombra.
Agora que você sabe que as formigas têm olhos e como eles são, convidamos você a continuar aprendendo informações interessantes sobre esses fascinantes animais:
Se pretende ler mais artigos parecidos a Formigas têm olhos?, recomendamos que entre na nossa categoria de Curiosidades do mundo animal.
Bibliografia
- Aksoy, V., & Camlitepe, Y. (2018). Spectral sensitivities of ants–a review. Animal Biology, 68(1), 55-73.
- Jelley, C., & Barden, P. (2021). Vision-linked traits associated with antenna size and foraging ecology across ants. Insect Systematics and Diversity, 5(5), 9.
- Menzi, U. (1987). Visual adaptation in nocturnal and diurnal ants. Journal of Comparative Physiology A, 160, 11-21.
- Yilmaz, A., Aksoy, V., Camlitepe, Y., & Giurfa, M. (2014). Eye structure, activity rhythms, and visually-driven behavior are tuned to visual niche in ants. Frontiers in behavioral neuroscience, 8, 205.
Foto e fonte: https://www.peritoanimal.com.br/formigas-tem-olhos-25299.html