Por Carla Moreira, Médica veterinária.
Com a domesticação dos cães, inciada há cerca de 18 mil anos, eles foram adaptando sua dieta à convivência humana. De carnívoro estrito, o cachorro passou a ser onívoro, ingerindo, além das proteínas, carboidratos e fibras.
Nos anos 80 e 90, era comum ver os cães comendo restos de alimentos de seus tutores, pois eram raras as fábricas de ração. Essa dieta não era equilibrada para a espécie, resultando em desnutrição e outros problemas de saúde. Com isso, vários estudos foram desenvolvidos na intenção de melhorar e prolongar a vida dos peludos por meio da alimentação.
No entanto, algumas pessoas preferem uma alimentação natural para seus amigos peludos, com o uso de matérias-primas de boa qualidade e sem ingredientes artificiais. Ingredientes como frango, carne, arroz, aveia, legumes e verduras são comumente utilizados, mas vísceras como o fígado de boi também podem estar nessa lista.
Paraficar por dentro sobre quantias frequências e contra indicações, o PeritoAnimal elaborou este artigo onde falamos se cachorro pode comer figado de boi, para esclarecer tudo sobre o uso do fígado de boi na alimentação dos cachorros. Aproveite e fique por dentro do assunto!
Também lhe pode interessar: Como preparar fígado de frango para cachorroÍndice
- Cão pode comer fígado de boi?
- Como dar fígado de boi para cachorro, cru ou cozido?
- Contraindicações de dar fígado para o cachorro
- Como tratar a intoxicação por vitamina A no cachorro?
Cão pode comer fígado de boi?
Sim! O cachorro pode comer fígado de boi, mas sempre com moderação. A quantidade de vísceras na dieta do cachorro deve ser bem pequena, pois pode causar diarreia e outros problemas. O fígado de boi é um alimento rico em nutrientes e vitaminas, como ácido fólico, zinco, cobre, magnésio, sódio, potássio, ferro, fósforo, vitaminas A, D, E, K e complexo B.
O fígado deve ser oferecido ao cão somente como um petisco e de vez em quando, pois não deve fazer parte da alimentação rotineira do animal. Nunca faça do fígado bovino a base da alimentação do cachorro, pois isso trará problemas de saúde muitas vezes irreversíveis ao amigo peludo.
Como dar fígado de boi para cachorro, cru ou cozido?
O fígado sempre deverá ser oferecido cozido, pois isso diminuirá a chance de contaminação bacteriana e infecções por parasitas. A quantidade deverá ser bem pequena, como um petisco, e esporadicamente. Não se deve oferecer o fígado de boi todos os dias para o cachorro, pois isso causará um desbalanço nutricional em seu organismo.
E já que estamos falando em petiscos, veja aqui uma receita fácil de fígado bovino, preparado especialmente para os cachorros saborearem como petisco:
- escolha um pedaço de fígado de boi bem fresco, com boa coloração e sem odores fortes e desagadáveis;
- coloque o pedaço de fígado para cozinhar em uma panela com um pouco de água fervente e e uma pitada de sal (não utilize pimenta ou condimentos);
- deixe cozinhar até mudar de cor, ficando amarronzado, sem a coloração de sangue original (cerca de 10 a 15 minutos);
- cortar o fígado cozido em cubinhos;
- colocar os cubinhos na air fryer embalados em papel laminado por 15 a 20 minutos, a 200 graus;
- mexer os petiscos a cada 5 minutos, para que todas as partes dos cubinhos sofram a ação do ar quente;
- deixar esfriar e oferecer em quantidade moderada ao cãozinho;
- guardar na geladeira e utilizar em no máximo 3 dias.
Contraindicações de dar fígado para o cachorro
Apesar de ser um excelente alimento, rico em vitaminas e outros nutrientes, o fígado pode causar diarreia no cachorro. Além disso, o fígado é rico em retinol, que é a vitamina A pré-formada, pronta para ser utilizada pelo organismo. O seu excesso pode causar intoxicação no cachorro. Por isso, nunca utilize esse ingrediente como base da alimentação do cachorro.
Como tratar a intoxicação por vitamina A no cachorro?
A intoxicação por vitamina A é caracterizada por perda de peso, fraqueza, alterações na pele e na pelagem, constipação e dificuldade para se locomover. Nesses casos, a primeira ação a ser tomada é interromper a ingestão de fígado de boi pelo cachorro.
O tratamento emergencial deverá ser realizado pelo médico veterinário, que utilizará medicamentos para tratar os sintomas da doença. Algumas alterações sofridas nos ossos e nas articulações podem não ser reversíveis, dependendo da idade do animal e da gravidade do caso. Devido a esses problemas, evite dar fígado para o seu cachorro em quantidades inadequadas. Caso tenha alguma dúvida, procure sempre a orientação do médico veterinário.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer figado de boi?, recomendamos que entre na nossa categoria de Dietas caseiras.
Bibliografia
- Araújo, I.C.S., Furtado, A.P., Araújo, G.C.P., Rocha, C.G. Efeito do tipo de alimentação de cães saudáveis sobre análises clínicas e aspectos comportamentais. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec, v.70, n.3, p.689-698, 2018. Disponível em
- https://www.scielo.br/j/abmvz/a/ZxLkxxpHbnCFWBNVb75G9Wk/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 18/11/2024.
Foto e fonte: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-pode-comer-acafrao-22664.html