Júdice, a mascote do Meio Ambiente esculpida por Nice Aretê
A Vema – Vara Especializada do Meio Ambiente de Cuiabá inovou ao lançar uma mascote que tem sido celebrada principalmente entre as magistradas que foram presenteadas com os primeiros exemplares distribuídos pelo juiz titular da Vema, Antonio Horacio da Silva Neto.
Júdice, como foi batizada a capivarinha-mascote, foi modelada por Nice Aretê, artista cuiabana escolhida pelo espaço cultural A Casa do Parque para dar forma ao projeto proposto pela Vara do Meio Ambiente.
O resultado foi uma escultura esmaltada, que traz no seu pedestal a marca da vara judiciária e encanta por trazer em cada peça, semblante e silhueta únicos. O que reflete o trabalho artesanal da escultora em cada mascote no processo artesanal criativo e exclusivo.
Mais do que uma escultura, o projeto que deu forma e materialidade à mascote busca conscientizar os atores do judiciário quanto à importância da preservação dos biomas de Mato Grosso e do meio ambiente como um todo.
“Júdice, a capivara mascote da Vara Especializada de Meio Ambiente do Judiciário de Mato Grosso, simboliza a contínua transformação que buscamos para o mundo: um equilíbrio entre desenvolvimento e conservação. Representando a fauna mato-grossense, ela evoca a urgência de proteger o que nos conecta ao essencial — o meio ambiente.”, registra Antonio Horácio ao Circuito MT.
Sobre a artista Nice Aretê:
Nice Aretê, ceramista cuiabana, é reconhecida por sua produção artística que explora as raízes culturais e a biodiversidade de Mato Grosso. Suas obras, como máscaras, totens e painéis, dialogam com a ancestralidade e elementos indígenas, destacando os grafismos dos Kadiwéu
Nice já participou de importantes eventos artísticos, como a Bienal Internacional de Cerâmica de São Paulo e a Contemporary Ceramics Exhibition Brazil and England, também na capital paulista. Além disso, ela articula o Coletivo Ceramistas do Mato, promovendo a valorização da cerâmica regional por meio de exposições e colaborações .