Política

Defesa de João Emanuel não será apresentada na próxima sessão

 
Existe um imbróglio muito grande em torno do processo de investigação instaurado pela Comissão de Ética da Casa. De um lado, vereadores que compõe a Comissão alegam que o investigado já recebeu toda documentação referente ao processo investigatório. De outro, a defesa diz não ter tido acesso a todos os documentos que são parte da investigação. 
 
“Qualquer acusado tem o direito de tomar conhecimento da íntegra do processo, mas não é o que está ocorrendo neste caso”, alegou o advogado de defesa do social democrata, Eduardo Mahon. De acordo com ele, a defesa não teve acesso sequer, ao CD em que João Emanuel aparece supostamente negociando vantagens em uma licitação da Casa e que é o principal objeto de investigação da Comissão.
 
 
Mahon alegou ainda que o processo carece de uma série de informações e documentos básicos, como por exemplo, o termo de abertura de investigação. “Eu simplesmente não vou apresentar defesa nessas condições”, comentou. 
 
Enquanto isso, os vereadores que compõem a Comissão de Ética continuam afirmando que as alegações da defesa são infundadas e que João Emanuel recebeu toda a documentação referente ao processo. “A Comissão acredita que a defesa do social democrata está usando subterfúgios para estender o prazo de defesa”, disse o vereador Oseas Machado (PSC), eu reunião na manhã desta sexta-feira (21). 
 
O advogado de João Emanuel, disse, no entanto, que em nenhum momento foi solicitado prorrogamento do prazo para que a defesa fosse apresentada. “O que nós solicitamos foi uma restituição de prazo, já que não temos cópia do processo investigatório na íntegra e, enquanto isso não acontecer a defesa não será apresentada”, explicou. 
 
Mahon disse ainda que irá aguardar um posicionamento da Comissão e não descartou acionar o Poder Judiciário para que o que ele classifica como “trâmites corretos” sejam adotados. 
 
“Quanto mais erros técnicos essa Comissão tiver, melhor para a defesa e pior para a cidadania”, finalizou o advogado. 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões