DESTAQUE 2 Economia

Lucas do Rio Verde será a primeira cidade de Mato Grosso a aplicar lei de economia criativa

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde (334 km de Cuiabá) iniciou uma pesquisa para criar o Mapa da Economia Criativa, que será importante para identificar as atividades criativas que desenvolvem o ecossistema local. A iniciativa foi incentivada pelo Serviços de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae-MT).

Segundo o gerente regional da instituição, Renato Magalhães, uma lei será criada e aplicada, tornando Lucas do Rio Verde o primeiro município a regulamentar esse assunto em Mato Grosso. Com essa documentação aprovada, a gestão pública e o Sebrae/MT poderão aplicar soluções assertivas para o desenvolvimento da economia criativa.

“A partir dessa base, pretendemos desenvolver ações futuras que tornem as iniciativas voltadas a esse público mais tangíveis e técnicas, garantindo uma abordagem mais assertiva”, disse.

A economia criativa já vem sendo desenvolvida e incentivada pelo Sebrae/MT em Lucas do Rio Verde há pelo menos dois anos. No entanto, a partir de 2024, tornou-se fundamental entender melhor as necessidades desse público. Esse alinhamento foi essencial para planejar os setores que serão prioritários nos próximos anos.

“Iniciamos uma consultoria com Ana Fagundes, uma profissional que já atuou como diretora de economia criativa no Rio Grande do Sul. Ela está trabalhando conosco, em parceria com o município, para desenvolver essas ações. No primeiro momento, realizamos um mapeamento e diagnóstico, e agora estamos criando esse mapa criativo que parta dos próprios empresários, e não de nós”, explicou.

Os interessados em participar podem responder ao questionário até 31 de outubro de 2024, disponível AQUI.

A economia criativa abrange atividades como artes visuais, cinema, música, teatro, design, audiovisual, moda e muitos outros fazem parte desse ecossistema. O gestor estadual de economia criativa do Sebrae/MT, Felipo Abreu, destaca que esses setores são incentivados a expandir seus negócios, explorando oportunidades tanto no mercado nacional quanto no internacional.

“O Sebrae/MT, enquanto área de economia criativa vem trabalhando no fortalecimento das competências de gestão, de finanças e acesso ao mercado para os setores criativos. Setores audiovisual, música, cultura popular são alguns dos núcleos ou das áreas criativas que a gente tem atuado com mais intensidade no estado. Sempre com esse foco de melhoria da performance e produtividade”, ressaltou.

A economia criativa representa cerca de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso e iniciativas como a de Lucas do Rio Verde têm potencial para impulsionar ainda mais o crescimento desses setores.

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26