DESTAQUE 3 Economia

Empresários mato-grossenses fecham negócios na China durante a maior feira de importação do mundo

Uma comitiva formada por empresários do segmento industrial mato-grossense exploraram oportunidades durante a maior feira de importação do mundo, a Canton Fair, na China. A visita feita ao evento que reúne mais de 28 mil expositores, com a participação de 246 mil compradores estrangeiros de 215 países resultou em investimentos para empresas que atuam nos segmentos de automação industrial, equipamentos de máquinas, máquinas em geral, peças mecânicas, veículos, peças de reposição para veículos.

“Tivemos a oportunidade de pesquisar tecnologias diferentes e produtos inovadores. Eu, por exemplo, encontrei por U$ 6,5 mil uma máquina utilizada no setor de reparação automotiva que no Brasil custou entre R$ 100 e 200 mil. É tecnologia disponível a um custo mais competitivo”, disse o empresário Fausto Massao Koga.

A Canton Fair é um evento que reúne empresários de diversos setores em busca de fornecedores, inovações tecnológicas e oportunidades de negócios. Durante os quatro dias de feira, os participantes percorreram os pavilhões em busca de máquinas e equipamentos para aprimorar seus processos industriais, além de se manterem abertos a novidades que pudessem ser trazidas para o Brasil.

“Os empresários ficaram muito surpresos com a quantidade de inovação e tecnologia a um preço competitivo que encontraram na Canton Fair. Foi uma iniciativa bastante produtiva para os empresários, que retornaram ao Brasil com novos contatos e um olhar mais apurado sobre as oportunidades de negócios com a China”, disse a especialista da Gerência de Internacionalização da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Giulia Anchieta.

Alguns fecharam contratos com fornecedores chineses e já têm mercadorias sendo embarcadas para o Brasil. O empresário Rodrigo Crosara, que além de diretor da Fiemt é presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem de Mato Grosso (Sindirecicle), já tinha um relacionamento comercial com alguns parceiros na China.

“A viagem foi essencial para procurar outros tipos de máquinas e equipamentos e aproveitei para visitar os fornecedores que já conhecia”, explicou.

Além da Feira, os participantes visitaram a cidade de Shenzhen, conhecida como um polo tecnológico, onde puderam aprender mais sobre as operações de exportação da China, conheceram como é o processo de armazenamento e verificação das mercadorias embarcadas.

Parceria Bracham e Seedline

Com foco em fortalecer as atividades de importação e exportação no mercado chinês, o Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) fechou parceria com a Bracham, grupo que conecta empresas brasileiras com investimentos ou escritórios de representação na China, e a empresa Seedline, empresa especializada em comércio exterior.

A parceria entre o Sistema Fiemt, a Bracham e a Seedline permitirá a identificação e avalição de fornecedores na China para importação; a assistência em negociação e contratações com fornecedores; coordenações de inspeções de qualidade e auditorias; consultoria sobre regulamentações comerciais e compliance; e acompanhamento de embarques.

Para mais informações, entre em contato com a Gerência de Internacionalização: (65) 3611 1695 / internacional@sfiemt.ind.br.

João Freitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26