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Sinfra apresenta cronograma de obras do BRT para minimizar impactos às empresas na região metropolitana

Representantes da Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT) e do consórcio responsável pelas obras de implementação do Ônibus de Transporte Rápido (BRT, na sigla traduzida do inglês) na região metropolitana apresentaram o cronograma dos trabalhos para minimizar os impactos às empresas das regiões afetadas. O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (25), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá). 

Conforme o secretário adjunto de Obras Especiais da Sinfra-MT, Isaac Nascimento Filho, o ritmo adotado pelo Governo do Estado para a realização das obras foi mais lento, com interdições parciais – de cerca de 500 metros por mês – nas principais vias para manter o acesso e o fluxo de clientes nos estabelecimentos para evitar maiores prejuízos. O projeto inicial prevê a finalização dos trabalhos no fim do próximo ano. 

A opção se deu em função de experiências anteriores, quando o fechamento total de determinados trechos para as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) provocou a quebradeira de vários empreendimentos. 

“Também vale destacar a chegada do período das festas de fim de ano, que é o principal momento para as vendas e o faturamento do comércio. Por isso, a importância de estarmos alinhados. Manter o contato próximo com a CDL Cuiabá é de extrema relevância para facilitar a comunicação com os empresários para avançar nos trabalhos”, comenta Isaac Nascimento. 

“Nunca seremos contra o progresso e o desenvolvimento. Com essa reunião, empresários e comerciantes podem se preparar com antecedência para adotar as estratégias mais eficazes durante o período das readequações nas ruas e avenidas, como o fortalecimento das redes sociais e demais canais digitais para incrementar as vendas, férias para a equipe de colaboradores, entre outros”, afirma o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam.  

Um dos objetivos da implementação do BRT é o aumento da adesão dos cidadãos ao transporte público coletivo. Segundo os representantes do consórcio, o novo modal vai agregar qualidade, conforto e previsibilidade para o usuário. A estimativa é que os trajetos de regiões populosas como Coxipó e CPA e Várzea Grande, em que se leva cerca de 50 minutos para acessar a área central da capital, sejam reduzidos para menos da metade do tempo (21 minutos). Nos horários de pico, a periodicidade entre os ônibus de diversas linhas será de apenas 8 minutos. 

João Freitas

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