Internacional

Número de vítimas civis aumentou 14% no Afeganistão

 
O conflito afegão, que opõe os insurgentes talibãs expulsos do poder em 2001 e as forças governamentais afegãs apoiadas por uma coalizão internacional, deixou no ano passado 2.959 mortos (+7% em relação a 2012) e 5.656 feridos (+17%) entre os civis, segundo o relatório anual da missão da ONU no Afeganistão (Unama).
 
"A escalada do número de civis mortos ou feridos em 2013 vai contra a corrente da queda registrada em 2012", lamentou a Unama, ressaltando que o número de mortos do ano passado se aproxima do recorde de 2011 (3.133 mortos).
 
Este aumento ocorre, sobretudo, por uma "mudança de dinâmica" no conflito devido à retirada progressiva da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan no Afeganistão, que em 2013 terminou de transferir a responsabilidade da segurança do país às forças afegãs, numerosas (350.000 homens), mas frágeis e mal equipadas.
 
"O fechamento das bases militares internacionais e a redução das operações aéreas e terrestres da Isaf (…) deram às forças antigovernamentais mais mobilidade e capacidade para atacar as forças afegãs, mais envolvidas e expostas que nos anos anteriores", ressalta a Unama.
 
O aumento do número de vítimas civis em 2013 levanta dúvidas sobre a capacidade das forças afegãs de garantir a segurança do país. A Otan encerrará no fim do ano sua missão de combate no Afeganistão e retirará do país os cerca de 50.000 soldados que seguem mobilizados no local.
 
AFP

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que