Cultura

MAUAL prorroga inscrições para curtas universitários e independentes da América Latina

Por Maria Clara Cabral/ Assessoria

Realizadores podem inscrever seus filmes na 23ª mostra competitiva até sexta-feira (21/06); neste ano, serão aceitos videoclipes universitários

O Cineclube Coxiponés da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) prorrogou o prazo de inscrições para a 23ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina, a MAUAL. Realizadores independentes e universitários têm até sexta-feira (21/06) para inscreverem seus curtas-metragens pelo site https://www.mostrauniversitariaufmt.com. Com o tema “Descaminhos do Centro”, a mostra desde ano será realizada de 09 a 13 de outubro, em Cuiabá, no Teatro Universitário. 

Serão aceitas as inscrições de até dois filmes por realizador em cada modalidade da 23ª MAUAL: Universitária ou Independente, subdivididas nas categorias ‘Ficção’, ‘Documentário’, ‘Experimental’ e – a novidade deste ano – ‘Videoclipes Universitários’. A supervisora do Cineclube Coxiponés, Letícia Capanema, reforça que para participar da mostra os curtas-metragens inscritos não precisam ter relação com o tema da edição. 

Os selecionados competem em suas modalidades e categorias pelos prêmios do júri oficial para o Melhor Curta Brasileiro, Melhor Curta Hermano, Melhor Curta Mato-grossense e Melhor Curta Curtíssimo. Durante as exibições, o público elege o Melhor Videoclipe Universitário e o Melhor Curta da 23ª MAUAL em cada modalidade. A comissão organizadora, junto à comissão de seleção, também poderá selecionar curtas inscritos para compor mostras paralelas não competitivas, presenciais ou virtuais.

Realizada há mais de duas décadas, a MAUAL vem se consolidando como a principal janela para a produção audiovisual de curta duração universitária e independente em Mato Grosso, no coração da América do Sul. Com o tema “Descaminhos do centro”, a 23ª edição celebra as interconexões culturais e a potência das produções realizadas fora dos grandes centros. 

O tema da MAUAL faz referência aos Caminhos de Peabiru, antigas rotas realizadas por povos originários que cruzavam a América do Sul conectando diferentes regiões, do litoral sul brasileiro ao Peru, muito antes da chegada dos colonizadores europeus. “Um tema que nos desafia a repensar nossas relações com o território, desconfinar horizontes e experimentar outras vivências e realidades”, explica Letícia Capanema.

Nessa perspectiva, a MAUAL compreende o audiovisual como uma ferramenta poderosa. “Por meio de imagens e sonoridades, a mostra nos impele a caminhar por novos territórios, renovando nossa capacidade de imaginar o mundo e de terrexistir. Em meio a esse convite à sensibilidade, somos instigados a enxergar a América Latina para além de suas fronteiras, reconhecendo-a como lugar onde sonhos e lutas se entrelaçam”, diz trecho do texto de apresentação do tema.

SERVIÇO

23ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina

Inscrições: até o dia 21 de junho, sexta-feira, pelo https://www.mostrauniversitariaufmt.com

Quando: 09 a 13 de outubro

Onde: Teatro da UFMT, em Cuiabá

Siga @cinecoxipones no Instagram.

Foto: Divulgação

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e