Pesquisa aponta que 95% dos consumidores vão deixar as compras para a última hora; mais da metade deve gastar mais de R$ 200 em presentes
Por Assessoria/CDL-MT
A menos de uma semana para o Dia dos Namorados, lojas de rua e de shoppings centers na capital já iniciam a preparação para as vendas da data. Estudo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) aponta que o empresariado está confiante com a possibilidade de incrementar o faturamento na última grande celebração do calendário varejista neste primeiro semestre. A projeção é de alta de 4,2% nas vendas em relação ao ano passado.
A movimentação nos estabelecimentos deve aumentar de forma expressiva na véspera da data, já que 95% dos consumidores entrevistados revelaram que deixaram a pesquisa de preço e a aquisição de produtos para a última hora. Quanto ao local de compras, 8 em cada 10 preferem comprar em lojas físicas de rua ou nos shoppings centers. 9% dizem que vão adquirir produtos pela internet, enquanto 7,8% utilizarão outros canais de vendas.
Conforme a pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL Cuiabá, perfumes e cosméticos serão os produtos mais demandados pelos clientes, com 33,5% da preferência. Em seguida, aparecem vestuários e acessórios (10,6%), cestas de café da manhã (8,7%) e bombons e chocolates (8,4%). Calçados e bolsas (6,8%), aparelhos smartphones (4,9%) e eletrônicos (2,7%) também estão na lista dos apaixonados.
Compras menores, gastos maiores
A maioria (84%) dos consumidores vai comprar apenas um presente para mimar seus companheiros.
Por outro lado, os casais estão mais propensos a gastar. Isso porque 32% das pessoas ouvidas no levantamento relataram que vão desembolsar mais neste ano em relação ao Dia dos Namorados de 2023. Mais da metade (50,2%) pretendem gastar acima de R$ 200. Já 24,1% deles vão desembolsar entre R$ 151 e R$ 200. Outros 25,7% vão fazer compras de até R$ 150.
Embora o cartão de crédito seja o instrumento mais usado (40%) na hora de adquirir presentes, o principal destaque é a adesão ao Pix como forma de pagamento. A ferramenta já é a segunda mais utilizada (24%) e registrou crescimento superior a 50% no comparativo com o ano passado. 21,1% dos clientes vão fazer compras com dinheiro físico e 10% com cartão de débito.
Sobre a CDL Cuiabá – Com 51 anos de história, a instituição conta com 9 mil empresas associadas e visa unir forças para transformar Cuiabá no melhor lugar para empreender e morar. A entidade também produz soluções e serviços de economia operacional em contas de energia e telefone, segurança em transações on-line com a certificação digital, inteligência para concessão e retomada de crédito com segurança e recuperação de dívidas com o SPC Brasil.
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