Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a produção industrial em Mato Grosso teve avanço de 4,4% na passagem de 2023 para 2024. O índice vai na contramão dos indicadores no restante do país – 6 dos 15 locais pesquisados registraram queda e a média nacional retraiu 1,6%. De quebra, o estado ainda teve um dos maiores crescimentos (+9,5%) no comparativo entre janeiro de 2024 e o mesmo período de 2023.
Os resultados foram comemorados pelo presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel. De acordo com o representante, o incremento na produção do setor é decorrente do desempenho forte dos setores de fabricação de produtos alimentícios, bebidas, produtos minerais não metálicos e produtos químicos.
“Importante ressaltar que nossa indústria de alimentos, em especial o setor de frigoríficos, tem tudo para aumentar sua produção e continiar gerando esse impacto positivo na nossa produção industrial. Nesta semana, tivemos o anúncio de abertura de exportação de mais plantas frigoríficas brasileiras para a China e Mato Grosso tem mais seis indústrias habilitadas. Esta conquista representa uma oportunidade significativa para a indústria de alimentos em nosso estado, fortalecendo ainda mais nossa economia e gerando empregos”.