Economia

Indea define normas para o combate à praga em Mato Grosso

 
A partir desta quinta-feira (16) o órgão estadual se reúne com representantes do setor produtivo e com a superintendência do Mapa em Mato Grosso para discutir as ações emergenciais. O coordenador de defesa sanitário-vegetal do Indea-MT, Ronaldo Medeiros, explica que serão publicadas recomendações aos produtores rurais, entre elas o vazio sanitário, o calendário de plantio, implantação de área de refúgio e o uso de sementes mais resistentes à Helicoverpa armigera.
 
Outra medida é a importação do princípio ativo benzoato de emamectina. Com a Portaria nº 32/2014, que delimitou as áreas afetadas pela praga, o Indea-MT pode publicar as normas para a importação do produto. “Trata-se de um conjunto de medidas importantes para reduzir a proliferação da praga”, destaca Medeiros. A previsão é que a instrução normativa referente à importação do defensivo e as recomendações sejam publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) na próxima semana.
 
A partir da primeira detecção da lagarta no estado, o Indea-MT iniciou um mapeamento da presença da praga em Mato Grosso. A praga ataca culturas como soja, milho e algodão e era considerada inexistente no Brasil até ser registrada no estado da Bahia. Em novembro de 2013, o Ministério da Agricultura publicou a portaria nº 1.130, que declarou estado de emergência fitossanitária ao ataque da praga em áreas produtoras de Mato Grosso. 
 
Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26