DESTAQUE 2 Economia

Estudo do Serasa indica queda da inadimplência em Mato Grosso, mas estado é o 4º no ranking nacional

O número de pessoas em situação de inadimplência no Mato Grosso diminuiu em novembro em relação ao mês anterior, caindo de 52,90% para 52,59%. O Estado segue ocupando a quarta posição no ranking nacional da inadimplência. O dado é da edição mais recente do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa, que reúne informações de novembro.

O valor total das dívidas no Estado é de mais de R$ 7,7 bilhões, uma média de R$ 5,5 mil por inadimplente. A maior parte delas é referente a pendências com Utilities (contas de gás, água e luz), com 25,94%. Em seguida, aparecem segmentos como Varejo (25,13%) e Cartões e Bancos (19,66%).

Entre as faixas etárias, os maiores inadimplentes mato-grossenses têm entre 26 e 40 anos (35,7%), seguidos pela população entre 41 e 60 anos (34,8%) e por pessoas com mais de 60 anos (16,7%).

No cenário nacional, o número de pessoas com pendências financeiras no país diminuiu, após três meses de crescimento consecutivos. 71,81 milhões de consumidores do país (43,82% da população) fecharam o mês de novembro com pendências financeiras – redução de 143,5 mil pessoas (0,12%) em relação a outubro.

É válido destacar que a Serasa conta com uma série de programas desenvolvidos com o intuito de contribuir para a queda da inadimplência. No início do mês, por exemplo, a empresa lançou a Fase 2 do Feirão Serasa Limpa Nome. Nela, 600 companhias parceiras oferecem descontos especiais para que os consumidores quitem suas dívidas até 22 de dezembro.

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26