Por Lucas Bellinello
No dia 25 de dezembro, em pleno natal, a quantidade de impostos arrecadados pelo Governo brasileiro atingiu a marca de 3 Trilhões, com o Estado de São Paulo representando mais de um terço desse valor, com uma arrecadação de R$ 1,072 Trilhões.
O Brasil se encontra hoje na trigésima colocação do Ranking IRBES (Índice de Retorno e Bem Estar Social) demonstrando que o brasileiro hoje paga muito, e recebe pouco, além disso, uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial colocou o Brasil na última colocação entre 137 países como o que as pessoas confiam menos em seus políticos.
De acordo com observadores tributários, um brasileiro médio precisa trabalhar 147 dias no ano apenas para se pagar impostos, valor que veio subindo durante os primeiros governos do PT, atingiu seu ápice de 153 dias no governo Dilma e voltou a cair durante o governo Bolsonaro.
Críticos da carga tributária afirmam que o Brasil arrecada muito e entrega pouco aos contribuintes. Os opositores da arrecadação também lembram que uma alta carga tributária dificulta a economia piorando a vida dos cidadãos.