Na capital, a sorveteria Bacio di Latte registrou aumento de cerca de 15% nas vendas. "Entre o Natal e o final do ano, São Paulo estava vazia, mas nossas lojas ficaram cheias", diz um dos sócios, Nick Johnston. A Diletto, com 3.000 pontos de venda, chega a vender 30% mais sorvetes durante o verão.
A Frooty Açaí afirma ter tido um aumento de 71% em seu faturamento em dezembro de 2013 em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 8,5 milhões. A receita anual é de R$ 75 milhões. O diretor Marcelo Cesana afirma que a empresa contratou mais 40 funcionários para atender à demanda, um crescimento de 38%. O calor é um dos motivos, além da expansão da empresa.
"Bota melhor nisso. Está bombando", afirma. Os bares também estão lotados. Marcela Silva, proprietária do bar e restaurante As Mineiras, mudou o cardápio para aproveitar o verão. Ela aumentou em 17% as vendas de comida acrescentando saladas e pratos leves ao tradicional leitão a pururuca e ao torresmo.
Além disso, por causa do calor, a venda de cerveja aumentou 15% em relação ao último verão, a de sucos, 20%, e a de caipirinha, 10%. As altas temperaturas também refletem nas vendas de gelo. Segundo Wanderley Polegato, gerente da Coopergelo, desde a segunda quinzena de dezembro, a produção cresceu entre 30% e 40% –20 toneladas são produzidas diariamente na fábrica.
O Wet'n Wild, parque aquático em Itupeva (70 km de São Paulo), registra o segundo melhor janeiro da história do empreendimento, inaugurado em 1998. "Se o calor continuar firme, vamos fechar o mês em torno de 100 mil visitantes", diz o presidente, Alain Baldacci. No chuvoso janeiro de 2013, o parque recebeu 48 mil pessoas.
Folha de S. Paulo