Esportes

Comunidade do Morro São Jerônimo será destino turístico na Copa

 
O turismo rural será explorado na região com a participação de toda a comunidade que já está sendo qualificada pela Sedtur, por meio da consultora Séculos Tour. “Contamos ainda com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com a parceria da Natura Ekos que construiu na comunidade um centro múltiplo uso. O centro está sendo utilizado para realização de várias atividades como cursos de qualificação, festas culturais, ações educacionais, de meio ambiente e também como receptivo turístico”, informou o técnico da Sedtur, Geraldo Lúcio. 
 
Ele explica ainda, que no caso da Comunidade do Morro São Jerônimo, a empresa Natura, além de incentivar as questões relacionadas ao turismo, cultura e ambiental, está desenvolvendo uma ação com os moradores do local para extrair saberes e fazeres com relação a Negramina – que é uma vegetação que na cultura popular é utilizada para se fazer produtos para a pele. 
 
“Na Comunidade de São Jerônimo a Natura não estará explorando a extração ou cultivo da vegetação, somente os conhecimentos com relação ao uso e como pagamento irá usar das prerrogativas da Lei Federal de Responsabilidade Socioambiental para fazer uma compensação através de investimentos em projetos de infraestrutura e serviços nos setores econômico, social e ambiental envolvendo os moradores da região”, explicou Geraldo Lúcio. 
 
A presidente da Associação de Produtores Rurais da Comunidade São Jerônimo, Rozineide Santos, disse que os turistas que visitarem a região poderão conhecer como funciona a agricultura familiar e a produção de diversos alimentos que são comercializados pelos moradores do local. “Será um passeio por uma comunidade histórica que, além da cultura, tem uma forma única de lidar com a terra e também de cultivar suas tradições, principalmente na culinária. Acho importante esse trabalho e a associação é parceria do Governo do Estado nesse projeto”, disse Rozineide. 
 
O turista que visitar a Comunidade São Jerônimo terá a oportunidade de participar de várias atividades como conhecer as cachoeiras da região, fazer trilhas ecológicas, cavalgadas, manifestações culturais, gastronomia, agroindústria, vivência na agricultura, criação de pequenos animais e artesanato.
 
O secretário de Turismo de Mato Grosso, Jairo Pradela, destacou a importância da Copa do Mundo para o desenvolvimento da atividade turística de Mato Grosso. De acordo com ele, não foi só Cuiabá e Várzea Grande que ganharam com o Mundial, mas sim todos os municípios do estado que possuem potencial turístico. “Com apoio da Sedtur a comunidade, que fica localizada a poucos quilômetros do Morro São Jerônimo, está aproveitando a movimentação da Copa para formatar um produto turístico que vai impulsionar a economia local de forma sustentável. Além da geração de renda, temos também a preservação da cultura local e também a consolidação do turismo rural no município de Santo Antônio do Leverger”, concluiu. 
 
Além do município de Santo Antônio do Leverger, a Sedtur está desenvolvendo o Programa de Qualidade e Reposicionamento de Produtos Turísticos nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Poconé.
 
Da Assessoria 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos