Cultura

Noite erudita entre óperas e canções brasileiras na Casa do Parque

A Casa do Parque, na edição de novembro dos Concertos Didáticos, que acontece no próximo dia 29, apresenta cantor lírico Talles Matos e o maestro e pianista Luis Renato Dias, em uma noite que passeia pelos palcos europeus de Mozart, Shubert e Handel e, finaliza, com a calorosa batida brasileira com composições de Chiquinha Gonzaga, Villa Lobos e outras grandes obras.

A noite musical erudita, que acontece sempre na última 4ª feira de cada mês, chega com o apoio cultural do Sicoob Integração, que investe e acolhe pautas culturais relevantes na agenda da nossa capital. 

O presidente do conselho de administração do Sicoob Integração, Amarildo Pereira, ressalta a importância da agenda cultural em nossa capital. “Nossa cooperativa tem como visão e missão promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas e o acesso à cultura é fundamental nesse processo, por isso, o Sicoob Integração programas importantes como esse.”

O concerto Entre Óperas e Canções Brasileiras: Do Palco Europeu à Batida Brasileira” inicia com recitativo imponente “For Behold, darkness shall cover the earth” do oratório Messiah de Georg Friedrich Händel. A profundidade emocional desta abertura estabelecerá um ambiente solene, preparando o terreno para uma jornada musical envolvente. Em seguida, a ária melancólica “The people that walked in darkness”, outra joia do Messiah de Händel, envolverá o público pela riqueza lírica e pela expressividade profunda da peça.

A transição para o período romântico será marcada por “An die Musik” de Franz Schubert, uma ode apaixonada à música que ressoará na sala, destacando a beleza poética do compositor.

A segunda parte do concerto explorará árias de óperas clássicas, começando com a majestosa “O Isis und Osiris” de Wolfgang Amadeus Mozart. A grandiosidade desta peça será palpável, trazendo consigo a nobreza do personagem Zarastro. As árias cômicas de Leporello de Don Giovanni, “Notte e giorno faticar” e “Madamina! Il catalogo è questo”, proporcionarão momentos de leveza e humor, revelando a destreza do baixo-barítono em transmitir nuances expressivas e narrativas vívidas.

A incursão na ópera italiana culminará com a comovente “Vecchia zimarra” de Giacomo Puccini, onde a plateia será conduzida através da despedida emocional do personagem Colline de seu casaco.

A conclusão do recital será dedicada à exaltação da rica tradição musical brasileira, inaugurando-se com a encantadora composição “Lua Branca”, de Francisca Gonzaga. A autenticidade da música brasileira será celebrada de maneira vibrante através das canções “Aruanda”, de Oswaldo de Sousa, e “Nhapopé”, de Heitor Villa-Lobos, proporcionando o público uma imersão nas raízes culturais e folclóricas brasileiras.

Sobre Talles Matos

Talles Matos é mestre em Artes pela Universidade do Estado de Minas Gerais, graduado em Canto Lírico na Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduado em Regência Coral pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é músico servidor da Universidade Federal de Mato Grosso atuando como cantor do Coral UFMT e maestro do Coral da 3ª Idade da UFMT. Já integrou atou o Coral Ars Nova Coral da UFMG, Coral Lírico de Minas Gerais e Coro Madrigale de Belo Horizonte-MG. Participou de diversos masterclass e festivais de canto pelo país, em destaque estão o Curso de Canto Erudito ministrado pelos professores Carla Maffioletti e Carlos Rodriguez durante o IV Gramado in Concert em GramadoRS, O FEMUSC (Festival de Música de Santa Catarina), tendo aula com os professores Gino Quilico (Canadá) e Ana Häsler (Espanha), Masterclass com a pianista e coach Raminta Lampsatis (Alemanha), Bolsista na classe de Canto Coral do 2º Festival Coral de Campos do Jordão, ministrado pelo maestro Carlos Aransay (Espanha/Inglaterra), Oficina Dimensão Gestual e Espacial da Ação Vocal, ministrada pela professora Francesca Della Monica (Itália), Curso de Canto Repertório ministrado pelos professores Francisco Campos e Céline Imbert durante o Festival Música nas Montanhas em Poços de Caldas-MG, Curso de Canto ministrado pela professora Nadja Daltro durante o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora-MG.

Como solista já participou de montagens como Cantata Cênica Carmina Burana de Carl Orff, as óperas La Traviata de Giuseppe Verdi, La Bohème de Giacomo Puccini, Die Sieben Todsünden de Kurt Weill e La Clemenza di Tito de Mozart. Missa de Réquiem de Johann Brahms e Mozart, Missa em Bm e Paixão Segundo São João de J. S. Bach, O Messias de Georg Friedrich Händel, Missa Afro-Brasileira de Batuque e Acalanto de Carlos Alberto Pinto Fonseca e a Cantata de Natal Ricardo Tacuchian.

Programa

01 – Recitativo “For Behold, darkness shall cover the erath” do oratório Messiah de Georg Friedrich Händel (1685 – 1759)

02 – Ária “The peaple that walked in darkness” do oratório Messiah de Georg Friedrich Händel (1685 – 1759)

03 – An die Musik – Franz Schubert (1797 – 1828)

04 – Ária “O Isis und Osiris” do personagem Zarastro da ópera A flauta mágica – Wolfgang Amadeus Mozart (1756 -1791)

05 – Ária “Notte e giorno faticar” do personagem Leporello da ópera Don Giovanni – Wolfgang Amadeus Mozart (1756 -1791)

06 – Ária “Manamina! Il catalogo è questo do personagem Leporello da ópera Don Giovanni – Wolfgang Amadeus Mozart (1756 -1791)

07 – Ária “Vechia zimarra” do personagem Colline da ópera La Bohème – Giacomo Puccini (1858 -1924)

08 – Lua branca – Francisca Gonzaga (1847 – 1935)

09 – Aruanda  – Oswaldo de Sousa (1904 – 1995)

10 – Nhapopé – Heitor Villa-Lobos (1887 -1959)

Serviço 

Evento: “Concertos Didáticos” – com o maestro Luis Renato Dias 
Edição: “Entre Óperas e Canções Brasileiras: Do Palco Europeu à Batida Brasileira”
Quando: 29 de novembro (4ª-feira) às 20h
Onde: A Casa do Parque (@acasadoparque)
Rua Major Severino Queiroz, 455 – Duque de Caxias 
Ingressos Antecipados: R$25,00 
Informações: (65) 98116.8083 / 98117.9005

Flavia Salem

About Author

Fundadora e editora-chefe do jornal Circuito Mato Grosso, jornalista e economista.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e