Economia

Governo forma alunos em Operador de Máquinas Agrícolas

Com 10 edições, a qualificação abrangeu todas as regiões de MatoGrosso, com profissionais até de outros Estados, que chegaram ao território mato-grossense em busca de melhores condições de vida.
 
Oferecido de forma gratuita para os alunos, com duração média de 108 aulas/hora, o curso contou com a presença de instrutores diretamente das fábricas, com as máquinas e equipamentos de grande porte para propiciar a capacitação dos alunos.
 
Para 2014, a secretária da Setas-MT, Roseli Barbosa, adianta que as ações voltadas à qualificação profissional serão intensificadas. “Com o apoio dos parceiros, que são fundamentais para a execução do projeto Parceria Rural Agricultura, estamos conseguindo qualificar os trabalhadores do campo e possibilitar que sejam inseridos no mercado de trabalho, com melhores salários e condições de emprego, além de fomentar a produção agrícola com mão de obra qualificada. Para o próximo ano, o projeto deverá atender ainda mais trabalhadores”.
 
O curso de Operador de Máquinas Agrícolas propicia o aprendizado do manuseio, manutenção e operação de equipamentos como tratores e colheitadeiras de grãos. Além disso, os participantes aprendem noções de preparo do solo para o plantio e a importância de se proteger durante a aplicação de herbicidas.
 
Ao término da qualificação, os 30 alunos que mais se destacam participam ainda do módulo sobre a aplicação de GPS na agricultura. Desde 2003, o projeto Parceria Rural Agricultura já capacitou mais de 11 mil trabalhadores em Mato Grosso, entre homens e mulheres.
 
PARCEIROS
 
O curso é fruto da parceria entre o Governo do Estado, a Case Máquinas Agrícolas, a New Holland, a John Deer, a Basf, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Prefeituras Municipais.
 
Fonte: Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26