Com 10 edições, a qualificação abrangeu todas as regiões de MatoGrosso, com profissionais até de outros Estados, que chegaram ao território mato-grossense em busca de melhores condições de vida.
Oferecido de forma gratuita para os alunos, com duração média de 108 aulas/hora, o curso contou com a presença de instrutores diretamente das fábricas, com as máquinas e equipamentos de grande porte para propiciar a capacitação dos alunos.
Para 2014, a secretária da Setas-MT, Roseli Barbosa, adianta que as ações voltadas à qualificação profissional serão intensificadas. “Com o apoio dos parceiros, que são fundamentais para a execução do projeto Parceria Rural Agricultura, estamos conseguindo qualificar os trabalhadores do campo e possibilitar que sejam inseridos no mercado de trabalho, com melhores salários e condições de emprego, além de fomentar a produção agrícola com mão de obra qualificada. Para o próximo ano, o projeto deverá atender ainda mais trabalhadores”.
O curso de Operador de Máquinas Agrícolas propicia o aprendizado do manuseio, manutenção e operação de equipamentos como tratores e colheitadeiras de grãos. Além disso, os participantes aprendem noções de preparo do solo para o plantio e a importância de se proteger durante a aplicação de herbicidas.
Ao término da qualificação, os 30 alunos que mais se destacam participam ainda do módulo sobre a aplicação de GPS na agricultura. Desde 2003, o projeto Parceria Rural Agricultura já capacitou mais de 11 mil trabalhadores em Mato Grosso, entre homens e mulheres.
PARCEIROS
O curso é fruto da parceria entre o Governo do Estado, a Case Máquinas Agrícolas, a New Holland, a John Deer, a Basf, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Prefeituras Municipais.
Fonte: Assessoria