Antes do longa, haverá exibição do curta Retrato em Preto e Branco, um documentário sobre a mídia e relações raciais no Brasil, selecionado para vários festivais no exterior, entre eles 1ère Muestra Europeenne de Videos Latino-Americaines, França (1993), Chicago Latino Film Festival (EUA/1994) e IV Encontro Latino Americano de Vídeo, Peru (Novembro/1993).
A sessão começa às 19 h. no cinema do Sesc Arsenal. A entrada é gratuita.
Filhas do vento
Vencedor de 8 kikitos em 6 categorias no Festival de Cinema de Gramado, em 2004, “Filhas do vento” foi um dos seis roteiros premiados pelo Concurso de Longas de Ficção de Baixo-orçamento do Ministério da Cultura (Dezembro/2001), esteve na Premiére Mundial em Nova York, a convite do MoMA – Museu de Arte Moderna.
Prêmios: Melhor Filme escolhido pela crítica; Melhor Diretor – Joel Zito Araújo; Melhor Ator – Milton Gonçalves; 02 Kikitos para Melhor Atriz – Ruth de Souza e Lea Garcia; Melhor Ator Coadjuvante – Rocco Pitanga; e 02 Kikitos de Melhor Atriz Coadjuvante – Tais Araújo e Thalma de Freitas.
Confira a programação completa
No dia 22, a mostra tem início com a exibição do curta Vista a Minha Pele – realizado para o projeto “Educar para a Igualdade Racial – Experiências de promoção da igualdade racial/étnica no ambiente escolar” -, uma parceira da UNICEF, Ministério da Justiça e a Ong paulista CEERT (2003).
Em seguida, o público confere o documentário A Negação do Brasil, um filme de longa-metragem sobre os preconceitos, tabus e a trajetória do personagem negro na telenovela brasileira.
A obra teve o roteiro premiado pelo Concurso Nacional de Documentários do Ministério da Cultura de 1999. Além de prêmios como de Melhor Filme da Competição Brasileira do 6o. Festival Internacional de Documentários – É Tudo Verdade (São Paulo/RJ – 2001); Melhor Pesquisa do 6o. Festival Internacional de Documentários – É Tudo Verdade (São Paulo/RJ – 2001); Quanta para o melhor documentário brasileiro – É Tudo Verdade (São Paulo/RJ – 2001); Gilberto Freire de Cinema, no 5o. Festival de Cinema do Recife (2001) e Melhor Roteiro de Longa Documentário, no 5o. Festival de Cinema do Recife (2001).
Encerrando a programação, no dia 24, será exibido O Efêmero Estado União de Jeová – documentário de longa-metragem para televisão sobre o sonho messiânico de curta duração de Udelino de Matos, que tentou formar um estado camponês com a população de maioria negra do norte do Espírito Santo, nos anos 50. Uma co-produção com a TV Gazeta (Rede Globo) do Espírito Santo (1999).
Sobre o homenageado
Joel Zito é cineasta, escritor, professor, diretor, produtor executivo e roteirista de filmes de ficção e documentários, programas de TV, vídeos educacionais e institucionais. Joel é também um grande disseminador, curador e consultor de Mostras de Cinema Negro.
Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes/USP.
Pós-doutorado no Department of Radio-TV-Film & Department of Anthropology da University of Texas em Austin.
Professor convidado do Departamento de Radio-TV-Film da University of Texas – Austin (agosto/2001 a junho/2002) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi-Morumbi, São Paulo (2000-2001). Coordenador pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Cinema em Cuiabá (Out/2006 a Out/2008), Universidade de Cuiabá e MISC – Museu de Imagem e do Som de Cuiabá e do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Cinema de Cabo Verde (Mindelo) no M_EIA Instituto Internacional de Arte (jan a junho de 2011).
Assessoria