O projeto busca mostrar ao cuiabano de “tchapa e cruz”, ao “pau rodado” e ao turista, uma Cuiabá mais arrebalde, bairrista e próxima do secular, promovendo, assim, conhecimento acerca da cultura cuiabana, preservando e valorizando o seu formato artesanal.
Resultado de uma parceria entre o shopping e um grupo de artesãos locais, o Muxirum Cultural, nasceu de conversas entre amigos no espaço “Bulixo”, do SESC Arsenal, em que artistas regionais têm a oportunidade de expor e comercializar seus trabalhos, que vão desde a arte até à culinária. “O que este projeto propõe é a universalização da cultura cuiabana, por meio de mostras, de forma bastante elaborada, mantendo suas características regionais”, explica Enizete Gomes, que idealizou o projeto junto a Benedito Gomes.
Segundo a gerente de Marketing do Pantanal Shopping, Cíntia Tristão, o nome do projeto foi inspirado no termo Muxirum, que, segundo o linguajar cuiabano, significa um trabalho realizado em grupo, em mutirão. “E é isso que vamos ter aqui. A união de várias pessoas para a realização de um projeto cultural. Um Muxirum Cultural!”, conta a gerente.
O Muxirum Cultural entra para o calendário de ações do Pantanal Shopping e irá acontecer uma vez por mês. Em dezembro de 2013, o projeto ocorre nos dias 15, 16 e 17, mas, a partir de janeiro de 2014, o Muxirum Cultural passa a acontecer sempre no último fim de semana de cada mês.
Mais informações pelo telefone 3617-4001. Saiba mais sobre o Pantanal Shopping no site www.pantanalshopping.com.br e www.facebook.com/pantanalshopping.
Assessoria