Economia

Eike omitiu real tamanho das reservas da OGX

 De acordo com matéria do jornal Folha de São Paulo, um ano antes das dificuldades da OGX virem à tona, era do conhecimento dos diretores da companhia que as reservas eram de cerca de 17,5% do que havia sido divulgado ao mercado.
 
As divergências entre o que realmente havia de reservas e o que fora anunciado gerou desentendimentos entre os diretores da OGX, segundo a matéria. Na época, por meio de nota, a empresa disse que "sempre manteve o mercado atualizado sobre os projetos de produção, evitando a divulgação de informações incompletas". Com dívidas de R$ 11 bilhões, a empresa pediu recuperação judicial na quarta-feira passada, com as ações a R$ 0,13.
 
Os engenheiros responsáveis pelo trabalho nos reservatórios da OGX, que tinha como trabalho determinar a extensão das reservas economicamente viáveis, apontaram, em julho de 2012, que a empresa poderia retirar 315 milhões de barris das principais áreas em Campos, bem abaixo do 1,8 bilhão de barris informado ao mercado de capitais.
 
Segundo o artigo 157, parágrafo 4, da Lei das Sociedades Anônimas, "os administradores são obrigados a comunicar imediatamente fato relevante que possa influir na decisão dos investidores".
 
No parágrafo 5, diz que "os administradores poderão recusar-se a prestar informação se entenderem que sua revelação porá em risco interesse legítimo da companhia".
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26