De imediato já pensaram em montar um comércio que pudesse atender às necessidades da cidade, de seus moradores, que não passavam de 1 mil. E abriram um comércio de secos e molhados, onde passaram a vender desde confecções a materiais de construção e ferragens. As mercadorias eram compradas em Cuiabá e São Paulo e levavam até uma semana para chegar a Sinop.
“Quando eu dizia que era para entregar em Sinop, ninguém sabia onde ficava essa cidade. Então eu pegava um mapa, mostrava onde ficava Cuiabá e depois a cidade onde a mercadoria deveria ser entregue”, relata Odemar, lembrando ainda que Posto Gil era a principal referência do motorista do caminhão depois de passar pela Capital mato-grossense. Um ano depois de ter chegado a Sinop, a família de Odemar já estava investindo no ramo de combustíveis, que também levavam uma semana para chegar à cidade, vindos de Campo Grande (MS).
“Fomos os primeiros a automatizar o abastecimento”, conta o empresário, que hoje comemora o sucesso do seu empreendimento: Posto Caiçara e Caiçara Grill e Pizzaria. Ambos são referência não só em Sinop mas no Estado e na região Centro-Oeste. O posto é 100% automatizado, modernização que ele implantou há 10 anos enquanto muitos postos só agora estão investindo nesta modalidade.
O Caiçara também foi o primeiro posto do interior do Estado a ter uma loja de conveniência e que leva a grife BR Mania. A loja se expandiu e já figura entre as seis que mais faturam entre as localizadas nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Na mesma área do posto está a Churrascaria Caiçara Grill que à noite se transforma em pizzaria e a la carte, sempre com espaço apropriado para crianças e com cuidadores. “Nossa churrascaria é considerada uma das melhores de todo o interior do Estado. Ela está passando agora por uma ampla reforma, que a deixará ainda mais moderna e confortável”, avisa Odemar, que hoje tem como administradoras do estabelecimento suas três filhas: Cristiane (financeira), Lilian (churrascaria e pizzaria) e Amanda (gerente da BR Mania).
O empresário pioneiro, que também investiu no setor de transporte, tem orgulho de dizer que contribuiu decisivamente para o desenvolvimento de Sinop e região e credita o seu sucesso à perseverança de sua família, à dedicação ao trabalho e à certeza de que se tratava de uma terra promissora.