Cultura

Artistas mato-grossenses conquistam prêmio do Ministério da Cultura

 
Os mestres Alcides Ribeiro dos Santos, da viola de cocho, e Alice Conceição de Almeida, com as cerâmicas de São Gonçalo Beira Rio, e também Jacinta Domingas do Espírito Santo, de Várzea Grande. Na categoria de grupo informal foi premiado o Incluart, com portadores de síndrome de down, com o projeto “UP Down Inclusão, Cultura e Qualidade de vida”, de Cuiabá.
 
Ainda, na categoria de mestres, a artista Francisca Nilza Ferreira Alves, de Juína, foi classificada com o projeto “Moldando Sonhos em Cerâmica” e fica como suplente, caso haja atraso nas deliberações dos premiados com suas documentações, conforme o edital.
 
A publicação saiu no Diário Oficial da União, no dia 21 de outubro, pela portaria nº 36 que dispõe sobre a divulgação das inscrições classificadas e desclassificadas no Edital “Prêmio Culturas Populares – Edição 100 anos Mazzaropi”.
 
Há um prazo de cinco dias corridos à publicação do resultado desta fase para apresentação de recurso, de acordo com o item 10.8 do Edital, em formulário devidamente preenchido, com apresentação de justificativa, cujo modelo encontra-se disponível no portal do Ministério da Cultura www.cultura.gov.br.
 
Em sua quarta edição, o concurso selecionou 350 projetos, sendo 170 prêmios para Grupos, 170 prêmios para Comunidades e outras dez premiações para Mestres da Cultura Popular in Memoriam, destinadas a projetos que apresentem trabalhos de mestres já falecidos.
 
O valor total do prêmio é de R$ 5 milhões, destinado a projetos elaborados por comunidades, grupos ou mestres que valorizem e divulguem a cultura popular brasileira. O edital visa também o fortalecimento da diversidade cultural do país, premiando expressões culturais de diferentes regiões e projetos que busquem a retomada de práticas culturais em processo de esquecimento.
 
Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e