Noyle estava filmando o surfista indonésio, Dede Surinaya, em um dos pontos com boas ondas em Java quando juntos descobriram uma enorme quantidade de lixo no local.
De acordo com o jornal The Huffington Post a baía estava a quilômetros de qualquer cidade, mas fortes correntes tinham levado o lixo da ilha mais povoada do mundo, Java, para o local paradisíaco.
"Foi uma loucura. Eu ficava vendo os pacotes de macarrão flutuando perto de mim ", disse Noyle da GrindTV.
—Foi muito desagradável estar lá, eu ficava pensando que eu iria ver um corpo morto.
A Indonésia é um país formado por mais de 17 mil ilhas que sofre de um problema de lixo terrível que está poluindo suas águas.
Muitas vezes, a única outra opção da população local para eliminar seus resíduos é incinerando-os. Tal prática cria pequenas partículas, de menor visibilidade, mas igualmente nocivas ao meio ambiente
Anna Cummins é co-fundadora da ong ambientalista 5Gyres e luta contra a poluição dos oceanos. Ela navega o mundo pesquisando a contaminação da natureza por partículas de plástico. Anna disse ao jornal americano The Huffington Post que a falta de consciência nem sempre é o único culpado por desastres ambientais similares.
—Nós nos conhecemos muitas pessoas que gostariam de fazer a coisa certa, mas simplesmente não têm acesso a remoção dos resíduos básicos. O cheiro de plástico queimado está sempre presente no ar. A justaposição de incrível beleza natural com a poluição em Bali é devastadora.