Economia

Bienal da agricultura debate “apagão logístico” em MT

 
O desafio de superar o apagão logístico será discutido com apresentação de resultados obtidos no Projeto Centro-Oeste Competitivo, que mapeou os pontos de estrangulamento e rotas alternativas que podem auxiliar no fluxo da produção.
 
A elaboração deste documento técnico, encomendada pelas entidades da Indústria, Comércio e Agricultura dos Estados da região Centro-Oeste, evidencia que os investimentos em infraestrutura e logística provocam efeitos positivos que vão além dos resultados obtidos com a redução nos custos do frete para uma categoria específica. Os benefícios sociais envolvem desde a geração de emprego e renda até as áreas de educação e saúde.
 
Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, a Bienal é o caminho certo para levar ao produtor rural um diagnóstico preciso sobre os entraves e as possibilidades de superar os gargalos históricos na infraestrutura e logística de transporte.
 
“Sem dúvida, um dos maiores problemas para o desenvolvimento do agronegócio é a logística. As filas de caminhões parados que vemos todos os anos durante o escoamento da produção do país trazem prejuízos para a sociedade”, relata Prado. 
 
Esse quadro compromete a qualidade das mercadorias, diminui a receita do setor produtivo, eleva o frete, encarece os produtos para o consumidor final, desperdiça o tempo das pessoas e provoca acidentes graves. “Precisamos diversificar nossos meios de escoamento da produção e inserir os modais hidroviário e ferroviário para desafogar as estradas. A Bienal da Agricultura é uma oportunidade interessante para levarmos ao produtor o conhecimento daquilo que será feito, destacar a atual situação e aproximá-lo da realidade”, frisa Prado.
 
“Discutir este assunto em um evento tão significativo como a Bienal da Agricultura é fundamental para que os produtores rurais e lideranças de diversos Estados produtores possam entender a importância dessas melhorias logísticas, como nos modais de transporte", lembra o presidente da Aprosoja MT e Movimento Pró-Logística, Carlos Fávaro, que mediará o debate.
 
A conclusão do estudo apresentado pela empresa Macrologística vai embasar a pauta de reivindicações do setor que pretende fazer do projeto Centro-Oeste Competitivo um programa de política pública na captação de investimentos estaduais e federais voltados à logística de transporte de mercadorias. Os novos rumos do Brasil Central serão apresentados durante a Bienal em painel comandado pelo sócio da Macrologística, Olivier Roger Sylvain Girard.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26