Segundo o secretário, as duas novas unidades, além da que está em construção no bairro Pacoal Ramos, irão funcionar nos mesmos moldes da já existe na Morada do Ouro (região Norte).
A criação das UPAs foi aprovada em reunião realizada na tarde da última terça (6). Na ocasião também foi confirmada a implantação de cinco novas equipes de Posto de Saúde da Família (PSFs) e de um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Todas essas unidades funcionarão dentro da Policlínica do CPA e irão atender cerca de 20 mil famílias dos bairros CPA I e II.
“Nós vamos aproveitar a estrutura da Policlínica para concentrar, num mesmo espaço, prevenção, orientação e tratamento adequado aos pacientes”, alegou o secretário de saúde Kamil Fares.
NASF
O NASF tem como principal objetivo, oferecer suporte matricial às equipes dos PSFs. O núcleo é formado por médicos, fisioterapeuta, psicólogo, farmacêutico, terapeuta ocupacional, nutricionista, educador físico, assistente social e, conforme a demanda na sua área de atuação, poderá incluir ainda médicos acupunturistas e homeopatas, veterinários e outros serviços.