Economia

Mantega comemora resultado ‘muito bom’ da inflação

 
Em julho, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) voltou a ficar dentro da meta, com 6,27% no acumulado em 12 meses. A meta de inflação para 2013 e 2014 foi fixada em 4,5%, com intervalo de tolerância de dois pontos para mais ou para menos (ou seja, pode ir de 2,5% até 6,5%).
 
"O que nós estamos vendo é que a inflação baixou mesmo. Nós tivemos a cesta básica ontem caindo ao seu menor nível há muito tempo e o IPCA próximo de zero [hoje]. Portanto, isso significa que a inflação sempre esteve sob controle e agora voltou para o patamar normal desta época do ano", disse.
 
O ministro afirmou que isso não significa uma redução no índice nos próximos meses, devido à sazonalidade normal do período.
 
"Voltará a subir um pouco nos próximos meses porque todo ano acontece isso. Então, estou antecipando antes que alguém diga: ah! A inflação vai voltar. Claro, a inflação tem uma sazonalidade e ela está tendo um comportamento normal agora no país", acrescentou.
 
A presidente Dilma Rousseff chamou de pessimistas os que não acreditam que a inflação ficará dentro da meta.
 
Inflação é a menor em três anos 
 
A inflação oficial em julho ficou praticamente estável, com leve alta de 0,03%, depois de ter subido 0,26% em junho. É o menor resultado para o mês desde 2010 (quando tinha atingido 0,01%).
 
O maior impacto foi a queda no preço das passagens de ônibus, após as manifestações que tomaram as ruas do país. As tarifas de transporte público ficaram 3,32% mais baratas, segundo o IBGE. A queda de 0,66% dos preços no setor dos transportes foi a mais intensa desde junho de 2012.
 
A queda no preço dos alimentos, que não ocorria desde julho de 2011, também teve forte impacto no indicador. De acordo com o IBGE, o grupo se manteve em processo de desaceleração e, após a taxa de 0,04% de junho, teve queda de 0,33% em julho.
 
UOL 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26