A execução da reforma e ampliação do terminal é de responsabilidade do Consórcio Marechal Rondon (Engeglobal, Farol Empreendimentos e Multimetal Engenharia). O espaço dobrará sua capacidade de passageiros dos atuais 2,5 milhões para 5,7 milhões ao ano.
À vencedora caberá ainda a instalação de pontes de embarque; reforma e adequação da via de acesso; nova sinalização horizontal do pátio de aeronaves; reforma, adequação e ampliação do sistema rodoviário interno; ampliação da Central de Utilidades (CUT); nova área de equipamentos de rampa e ampliação dos sistemas de infraestrutura básica, que inclui redes de energia elétrica, água, esgotos sanitários, águas pluviais e telecomunicações.
No projeto também está incluso a ampliação do atual estacionamento e a construção de um novo para o prédio administrativo da Infraero, que se encontra em fase de execução.
A obra que foi orçada em R$ 77 milhões deverá ser entregue em dezembro de 2013, conforme cronograma elaborado pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo FIFA 2014 (Secopa). Vale lembrar que o cronograma da Infraero previa a necessidade de 21 meses para a execução da obra.
Três fases para atender a demanda de MT
Da obra em sua totalidade, a ampliação do terminal é a última etapa do projeto, que já concluiu outras duas. A primeira delas, o Módulo Operacional Provisório (MOP) foi finalizado em novembro passado com o objetivo de atender os passageiros enquanto esta obra maior é executada e a construção da sede administrativa, que corresponde a segunda etapa, que está em fase de finalização e inclui também a ampliação do estacionamento. Este por sua vez estará integrado ao VLT.
Todas as obras do aeroporto visam atender a demanda atual do Estado e especialmente ao número de turistas que desembarcarão durante os quatro jogos do Mundial, que serão realizadas em solo mato-grossense.
Fonte: Mato Grosso Notícias