Economia

Brasil é o 4º mercado mundial de produtos de limpeza

 
Segundo o anuário, a região do Brasil que mais consome produtos de limpeza ainda é o Centro-Oeste. Já o setor de produção de vassouras manteve a retração dos últimos anos, com -5,0%. Nos últimos cinco anos, o crescimento do gasto médio do brasileiro com produtos de limpeza foi de 41,5%. Em comparação com o ano anterior, o crescimento foi de 8,1%.
 
O material traz números de destaque do mercado nacional de produtos de limpeza, tanto em linhas gerais, como por áreas de produtos, além de detalhes sobre mudanças de comportamento do consumidor e fatos relevantes no mercado internacional. Resultados de pesquisas realizadas no setor apontam que o setor cresceu 3,5% em relação a 2011, atingindo a R$ 15 bilhões em vendas.
 
“O lançamento e os detalhes estão sendo anunciados com o objetivo de ressaltar a nossa dedicação com o tema da sustentabilidade e o compromisso da associação com o Meio Ambiente. A ABIPLA foi a primeira associação do setor de consumo a assinar um pacto setorial nesta linha com o Ministério do Meio Ambiente em dezembro de 2012”, afirma Maria Eugênia Proença Saldanha, Presidente Executiva da ABIPLA.
 
Além disso, a ABIPLA implantou em 2008 o Programa Movimento Limpeza Consciente http://www.limpezaconsciente.org.br com iniciativas concretas que visam estimular o crescimento sustentável da indústria de limpeza, procurando estimular a conscientização sobre o tema e incentivando ações efetivas por parte das indústrias e, também, dos consumidores. Em 2012 o programa entrou em sua segunda fase baseado em quatro pilares: (i) Regularização de Empresas no Setor de Saneantes; (ii) Descarte de Embalagens pós-consumo; (iii) Uso correto de produtos de limpeza; e, (iv) Compactação e Concentração de produtos.
 
A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, concedeu uma entrevista exclusiva publicada no anuário. “Acreditamos que esta participação da ministra na publicação confirma a importância do setor de produtos de limpeza para o Governo Federal, sobretudo no que tange a divulgação do conceito de consumo consciente e a promoção das ações do Programa Movimento Limpeza Consciente”, conclui Eugenia.
 
ABIPLA
 
A Abipla é uma sociedade civil de âmbito nacional, que há mais de 30 anos representa o setor de produtos de limpeza e afins: doméstica, profissional e institucional. Seu modo de atuar democrático permite que todos os associados tenham participação expressiva nas decisões tomadas e contem com assessoria constante para temas atuais e relevantes para o desenvolvimento do setor. Desde a sua fundação em 1976, a Abipla tem alcançado ganhos importantes, focando seu trabalho em algumas prioridades, como Agenda Tributária – com atuação na busca constante pela redução de tributos que incidem sobre a indústria; Assuntos Regulatórios e Meio Ambiente – por conta das constantes mudanças na legislação e do desafio ambiental crescente no planeta; Combate à Informalidade – um dos grandes desafios do setor tanto pela questão da saúde pública, quando pela concorrência desleal com as empresas formais; e Estímulo ao Micro e Pequeno Empresário – uma vez que as micro, pequenas e médias empresas representam 95% do setor. Com mais de 
 
70 associados, a Abipla busca constantemente maneiras de atender as exigências que recaem sobre a indústria, garantindo a eficácia e a segurança dos produtos oferecidos ao consumidor. A associação tem atuado de forma sistemática junto às autoridades responsáveis pela execução da Política de Vigilância Sanitária, procurando assegurar a saúde da população por meio da normatização dos produtos de limpeza. Sua trajetória é marcada por conquistas que incentivam o crescimento do setor e contribuem para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26