No ano de seu descenso, o Corinthians teve bom início de Brasileiro, com três vitórias e três empates. A partir de clássico com o Palmeiras, entretanto, a equipe que era comandada por Paulo César Carpegiani desandou e passou a lidar com derrotas. Com oito partidas, a equipe alvinegra encontrou duas derrotas.
saiba mais
Ceni detona expulsões e se preocupa com futuro do São Paulo
Em volta, Fabrício critica atuação do São Paulo: "mostrou velhos hábitos"
Biancucchi decide, e Vitória bate São Paulo na reestreia de Autuori
Após estreia, Autuori quer deixar São Paulo competitivo em curto prazo
Em 2013, com oito jogos disputados (a derrota pelo Bahia, na última quarta-feira, foi válida pela 11ª rodada), o São Paulo já tem duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. O time agora comandado por Autuori está na 14ª colocação depois de ser superado pelo Vitória no Barradão no último domingo. Com oito partidas, o Corinthians em 2007 era 13º.
O torcedor do São Paulo, entretanto, pode ao menos ter como alento que a equipe tricolor tem início superior ao construído pelo Palmeiras nas duas vezes em que foi rebaixado. Em 2002, antes da era dos pontos corridos, a equipe alviverde tinha uma vitória, quatro empates e três derrotas, ficando na 23ª colocação, dentro da zona de rebaixamento.
Já na última temporada, o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari fez ainda pior. O desempenho nos oito primeiro jogos contou com uma vitória, dois empates e cinco derrotas, deixando os alviverdes na desesperadora 18ª colocação. O São Paulo ainda tem tempo para se recuperar, mas tem os erros de seus rivais como exemplo para evitar uma traumática e inédita queda à segunda divisão.
Terra
Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC / Divulgação