A ascensão da rádio começou há um ano quando os investimentos começaram com a troca do sistema irradiante, modernização dos transmissores e a completa reforma e troca de equipamentos do estúdio. Quem conheceu a Rádio Natureza hoje se surpreende ao visitar as instalações da emissora na cidade de Chapada dos Guimarães.
A rádio funciona no salão paroquial da Igreja Católica, uma parceria que tem dado certo nos últimos anos e foi mantida pela atual direção da emissora. Bem localizada, bem estruturada e, acima de tudo, bem-intencionada, a nova Rádio Natureza mostra no seu slogan a que veio: “Do coração da América para você”.
Com uma programação de qualidade jornalística, a Natureza AM de Chapada dos Guimarães iniciou em março deste ano parceria com a rede Jovem Pan e passou a ser uma das afiliadas. O jornalismo e o esporte são os diferenciais da programação em relação às concorrentes. São mais de 100 jornalistas na rede. O “Jornal da Manhã”, das 5h às 6h30, é o mais ouvido e de maior credibilidade em São Paulo.
O diretor da rede Jovem Pan, Calil Bassit, disse que o objetivo é sempre crescer e a Natureza FM é uma das 91 afiliadas AM da rede no país. “Trazemos para o ouvinte, por meio de jornalistas e correspondentes, informações nacionais e internacionais com muita credibilidade. Em Mato Grosso, temos duas afiliadas AM”, comentou.
Até a primeira quinzena de agosto, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, deve encaminhar para a Casa Civil a minuta do projeto de lei que trata da migração das emissoras de rádio AM para a faixa de FM. Com a migração da TV analógica para o sistema digital, os canais 5 e 6, localizados na faixa de VHF entre 76 MHz e 88 MHz, ficarão vagos e darão espaço à nova destinação.
A medida é entendida como o melhor caminho para valorizar o rádio AM brasileiro, suscetível cada vez mais a interferências e ruídos naturais (descargas elétricas) e eletromagnéticas. Com a mudança, as rádios AM, que geralmente prezam por um conteúdo noticioso, passam a ter uma programação mais musical da frequência FM.
Em 2011, a Associação Brasileira de Emissora de Rádio Transmissão (Abert) e as associações estaduais de rádio e televisão manifestaram-se favoráveis à proposta, por entenderem que este é o melhor caminho para valorizar o rádio AM brasileiro. “Quando isso acontecer, as rádios AM vão ganhar mais qualidade de áudio, perderão um pouco na cobertura, mas isto trará o diferencial de ter um conteúdo mais rico”, comentou o diretor da Jovem Pan.
O diretor da Natureza AM, Luiz Fernando Fernandes, comenta que a mudança, caso seja sancionada pela presidente Dilma Rousseff, pode captar mais publicidade para as emissoras de ondas médias e trazer um novo momento para as AMs. “Será uma mudança que trará ganhos para todos”.
A Natureza AM traz uma programação rica e bem eclética. Por meio do “Jornal da Manhã”, “Jornal dos Esportes”, “Jornal Jovem Pan”, “Jornal Hora da Verdade” e “Natureza nos Esportes”, o ouvinte fica antenado nas principais notícias do país e do mundo. Já o “Natureza Cidadã”, apresentado por Luiz Fernando Fernandes, traz para o público local informações, serviços, notícias e entrevistas sobre assuntos do momento.
Por Débora Siqueira
Foto: Pedro Alves