Opções de presentes para esta data já consagrada no comércio cuiabano não faltam e os empresários usam das mais variadas táticas para chamar a atenção da clientela.
No ramo de flores, também o Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, é considerado a segunda melhor data de vendas – perdendo somente para o Dia da Mulher – em volume, já que, em valor, nesta data o faturamento chega a ser 60% superior –, a expectativa é que as vendas cheguem a aumentar mais de 15%. A movimentação é tão grandiosa que algumas floriculturas passam de três entregadores para 25 profissionais. Mas, com a diversidade de opções de presentes, as empresas tradicionais tendem a trabalhar com descontos e produtos diferenciados, revela Marco Antonio, dono de uma rede de floriculturas da Capital.
“Hoje a concorrência é grande, então este ano estamos investindo pesado no inusitado. Para isso, nós temos uma cesta de café da manhã que vem em um baú, surpreendendo o ganhador. Já para os mais tradicionais, nós investimos em pelúcias gigantes e arranjos de rosas vermelhas, totalmente diferenciados”, conta o empresário que ainda mostrou seu estoque reforçado com mais de 12 mil rosas vermelhas.
Outra peculiaridade destacada pelo empresário é que os homens acabam investindo mais no presente da amada, chegando a uma média de R$120 e as mulheres, que são mais detalhistas, gastam uma média de R$80. “Atender aos homens é sempre mais fácil porque eles entram e raramente saem sem comprar; já as mulheres pesquisam bastante”, revela Marco.
Chocolate também é um produto bastante vendido no Dia dos Namorados.
Para atender à demanda, a Copenhague – rede de lojas de chocolates diferenciados – lançou uma linha específica para a data. “O Dia dos Namorados supera o Dia das Mães em vendas, perdendo somente para a Páscoa, então estamos em uma expectativa de aumentar cerca de 20% do nosso faturamento”, contou a empresária Sheila Cabral Zanchet, destacando que as opções de presentes na sua loja começam com preços acessíveis, a partir de R$15.
No ramo de motéis, a situação é um pouco diferente. Mesmo sem apostar em nenhuma promoção, publicidade ou produto diferenciado, o movimento chega a dobrar. “O Dia dos Namorados é o Natal dos motéis. Há anos que nós paramos de fazer reservas para esta data por conta do grande movimento”, pontua o empresário do ramo Eudemar Tonial dizendo ainda que a venda de vinhos e champanhe aumenta em 60% no Dia dos Namorados.
Por Mayla Miranda – Da redação
Fotos: Pedro Alves