Economia

Governo reajusta salários de servidores em 6,17%; aumento para professores será 8%

 
O anuncio foi feito durante reunião ampliada do Fórum Sindical com o secretário de Estado de Administração, Francisco Faiad, no Salão Nobre “Governador Garcia Neto”, no Palácio Paiaguás. A medida abrange os servidores da ativa, aposentados e pensionistas.
 
O impacto na folha de salários até dezembro será na ordem de R$ 180 milhões – já incluído a parte do 13º salário e vai exigir do Governo eventuais cortes nas despesas, principalmente com o custeio das secretarias. Silval Barbosa destacou que o Estado vem enfrentando baixa na arrecadação no tocante as transferências da União, que caíram na ordem de 30%.  “Essa diferença é desproporcional dentro do nosso Orçamento” – disse o governador, ao mensurar o esforço para garantir a reposição integral da inflação. 
 
No anuncio, Silval Barbosa lembrou que a Lei Orçamentária Anual do Governo de Mato Grosso previa um reajuste na ordem de 4,5%. Contudo, a variável do descontrole inflacionário fez com que o INPC fechasse o ano em 6,17%. Apenas a diferença entre os 4,5% previsto na LOA e o valor cheio do INPC representam um impacto de R$ 97 milhões. 
 
O governador disse que a definição da reposição salarial se deu com um debate intenso com a área econômica do Governo. “Qual governante eleito não gostaria de dar um bom reajuste aos servidores? Mas, infelizmente, isso não se processa dessa forma” – disse. Ele revelou que o secretário de Administração, Francisco Faiad, “foi um advogado dos servidores nessa causa”.
 
Silval ainda pediu aos sindicalistas, especialmente os que atuam na área que envolve a arrecadação do Estado para que incentivem a classe a atuar “com mais determinação” para melhor a receita do Estado e permitir que o Executivo possa fazer frente as grandes demandas e o pagamento dos salários. “Precisamos fazer sacrifícios” – ele ressaltou, após lembrar que tem procurado, como governador, atuar de maneira que valorize a classe dos servidores.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26