A apreensão ocorreu na operação 'Onda Verde', que tem o objetivo de combater o desmatamento ilegal.
Durante a operação, foram descobertos 250 hectares de arroz plantado em uma área embargada. Quando as equipes de agentes ambientais federais chegaram ao local, só havia 39 toneladas, o restante do arroz, 545 toneladas, já tinha sido retirada e estocada para venda. Através de informações dos caminhoneiros que fizeram o transporte do arroz, foi descoberto que o cereal foi encaminhado para venda. As carga de arroz foi encontrada em Sapezal, município vizinho de Brasnorte.
A apreensão será doada à Fundação Nacional do Índio (Funai) e para instituições de caridade que se enquadram nos pré-requisitos determinados pelo Ibama. Além do grão, foram apreendidos um trator e duas colheitadeiras. Os equipamentos serão retirados do local nos próximos dias.
As 39 toneladas que foram encontradas no local foram doadas à prefeitura de Brasnorte. Segundo o secretário da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, Reginaldo Ribeiro, o arroz doado pelo Ibama será incluído na alimentação dos alunos da rede escolar e das instituições assistenciais mantidas pela prefeitura.
A coordenadora do Onda Verde na região de Juína, Cláudia Zagaglia, falou sobre a operação. “Nessas situações, é comum encontrar trabalho escravo, uso de defensivos agrícolas de modo irregular, evasão de divisas, além do desmatamento, que gera grande alteração no ecossistema.”, revelou.
Fonte: Show de Notícias