Cidades

Morar Mais por Menos Cuiabá estará no Salão Internacional do Móvel de Milão

Ao todo, serão avaliados 560 projetos apresentados nas sete capitais brasileiras onde o Morar Mais foi realizado ao longo de 2012 (Rio, BH, Curitiba, Brasília, Campo Grande, Cuiabá e Goiânia) e 40 vencedores serão exibidos em vídeo.
 
O espaço “Banheiro Público Feminino” já havia sido premiado na mostra Morar Por Menos Cuiabá em julho do ano passado.Assinado pelas jovens arquitetas, o antigo banheiro do Clube Dom Bosco se transformou numa vitrine de arte e soluções práticas sustentáveis.
 
Marcella e Rafaela deram vida ao ambiente com o trabalho artesanal da Dona Suzana, dona de casa que com capricho produziu 8 almofadas com diferentes técnicas: crochet, patchwork, retalhos de panos e fuxicos. “Demos liberdade para ela criar e escolher todos os tecidos e as cores das linhas das almofadas de crochet, dando a ela somente uma base das cores que iriam ser trabalhadas no ambiente. O resultado foi fantástico, os tecidos escolhidos deram um ar simples e regional ao ambiente, enriquecendo o mesmo”, conta Rafaela.
 
Nas paredes do banheiro estavam quadros feitos por artistas regionais, dentre eles a tela:” Pantanal”, produzida por mulheres artesãs de Poconé com a técnica da arpileria (bordado); telas da artista Ruth Albernaz (bióloga e artista plástica) produzida em parceria com as Bordadeiras da Chapada e fotos do fotografo Rai Reis.A artista Cândida Lepletier participou com telas ao estilo da arte francesa.
 
O reaproveitamento de materiais recicláveis esteve presente de várias formas: caixotes de madeira sustentavam um jardim vertical, madeiras de demolição foram utilizadas nos bancos, jornais velhos se transformaram numa bela moldura de espelho e baldes de gelo foram dispostos como luminárias. Os vasos sanitários utilizaram sistema dual flux com economia de água.
 
“O espaço ficou deslumbrante, de bom gosto e com a identidade de nossa gente.”, diz o coordenador da mostra Morar Mais por Menos em Cuiabá, Rafael Dias.
 
Utilizar produtos desenvolvidos por empresas sociais, comunidades carentes e demais associações é um diferencial que tem adquirido cada vez mais destaque nas mostras do Morar Mais por Menos em todo o Brasil. Em Cuiabá, a mostra teve sua primeira edição no ano passado, realizada pela empresa de arquitetura Arte de Cor Assessoria Comunicação e Eventos, liderada pelos empresários: Rafael Gonçalves Dias e Liara Busetti e recebeu mais de 10 mil visitantes.
 
Participaram 70 profissionais que assinaram 50 ambientes distribuídos em 2800 m² do tradicional Clube Dom Bosco, com foco na sustentabilidade, inclusão social, brasilidade, tecnologia e inovação e sustentabilidade aliados a luxo e bom gosto. Em 2013, a mostra acontece no Clube Dom Bosco com o tema “Ousadia e sofisticação”, entre os dias 5 de setembro a 13 de outubro.
 
Rio + Design
 
A convite da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio e do Sebrae/RJ, o Morar Mais por Menos participará, pelo quarto ano, da Rio+Design, em Milão, mostra paralela que será realizada na Zona Tortona para divulgar o melhor do design brasileiro durante o Salão Internacional do Móvel.
 
No dia 10 de abril, Lígia, Sabrina e Sandro Schuback, que idealizaram e lançaram o Morar Mais em 2004 e expandiram o negócio em âmbito nacional através de licenciamento, vão promover um evento de confraternização para comemorar os 10 anos da marca e premiar os ambientes mais fiéis aos seus conceitos: customização, mais por menos, sustentabilidade, inclusão social, brasilidade e tecnologia e inovação.
 
 
A Rio + Design estará presente no Salão Internacional do Móvel de Milão – Eurocucina (www.cosmit.it) , a mais importante feira de design de móveis do mundo. Em sua última edição em 2012, foram 2533 expositores da Itália e de todo o mundo, numa superfície de 203.000 m2 com um público total visitantes.
 
A Rio+Design 2013 é promovida pelo SEBRAE, pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro (Sedeis) tem apoio da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, do Sistema FIRJAN-SENAI e da Guardian.
 
Fonte: Assessoria
 
Foto: Divulgação

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.