Exames clínicos detectaram a presença de 11 focos de raiva animal no rebanho bovino de Mato Grosso. Os casos registrados somente neste ano representam 14% das ocorrências identificadas no ano passado. De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), 76 focos foram registrados no estado em 2012. A doença, transmitida pelo morcego hematófago Desmodus rotundus, pode provocar perdas econômicas elevadas ao produtor.
A coordenadora de Controle de Doenças Animais do Indea, Daniela Soares, explica que as ocorrências foram encontradas em fazendas localizadas nos municípios de Poconé, Água Boa, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rosário Oeste e Chapada dos Guimarães. Com os casos da doença, os animais que estão em propriedades vizinhas terão de ser vacinados. "A imunização deve atingir animais que estejam em um raio de 12 quilômetros de onde foi identificado o foco da doença".
Conforme ela, os produtores que foram notificados devem vacinar e comprovar a imunização em até 10 dias. "O produtor de áreas atingidas que vacinou o rebanho nos últimos 6 meses não precisa realizar uma nova vacinação". Além de acompanhar a imunização dos animais, o Indea está fazendo o trabalho de controle populacional dos morcegos que transmite a doença.
Fonte: Peixoto Online