A finalidade do evento é discutir o potencial agrícola da região por meio de palestras que abordarão as oportunidades de Paranaíta para o desenvolvimento da agricultura.O Encontro é uma realização do Sindicato Rural e da Secretaria de Agricultura do município.
“Nosso objetivo com este encontro é estimular a produção agrícola em Paranaíta, que é um município ainda com foco 100% na pecuária. Queremos desenvolver a Integração Lavoura-Pecuária na região”, disse o presidente do sindicato e secretário de Agricultura de Paranaíta, Ivan Moreno de Jesus.
O município concentra mais de quatrocentas mil cabeças de gado, sendo a pecuária a principal atividade econômica. A expectativa dos produtores da região, que além de Paranaíta engloba os municípios de Alta Floresta, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Apiacás, é a conclusão da BR-163 por onde deve ser escoada boa parte da produção agropecuária.
“A partir da próxima safra a produção será escoada pelo Pará, na BR-163. Com esta rodovia, vamos deixar de estar no fim da linha do escoamento para ir para o começo”, avalia Jesus.
Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de saber mais sobre os fatores que afetarão o mercado agrícola nos próximos 10 anos e como transformar as oportunidades da região em bons resultados para os negócios.
"A Famato apoia esse evento por entender que é por meio da discussão, troca de informações e de conhecimentos que os produtores rurais poderão aproveitar as oportunidades que esta nova fronteira agrícola têm para a produção de alimentos”, afirma o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado.
SERVIÇO – O 1º Encontro do Agronegócio de Paranaíta é gratuito e ocorrerá na Câmara de Vereadores do município, das 8h às 13h. Para participar, basta entrar em contato nos telefones (65) 3563-1903 ou (65) 3563-2186.
Diego Frederici – Da Redação
Com informações da Famato