Mato Grosso possui mais de quinze mil artesãos e trabalhadores manuais. Deste total, cinco mil cento e onze estão incluídos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).
Criado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o programa traz benefícios aos trabalhadores, transformando a habilidade única que possuem numa atividade sustentável.
“Mato Grosso é o primeiro Estado Brasileiro a entregar a Carteira de Artesão e Trabalhador Manual do Governo Federal. Além de trazer para legalidade, o artesão pode se beneficiar de um acordo de cooperação firmado entre a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), que garante isenção do Imposto de Circulação de Mercadoria (ICMS) para o artesanato produzido em Mato Grosso”, afirma a coordenadora do Programa de Artesanato Mato-grossense, Elvira Leite.
O Programa do Artesanato Mato-grossense, PAB/MT, oferece aos profissionais da área orientações e cursos de qualificação. O interessado, ao se cadastrar, irá receber a Carteira Nacional de Artesão e do Trabalhador Manual, o que lhe da o reconhecimento de ser um profissional autônomo, possibilitando-o contribuir para a Previdência Social, emissão de notas fiscais, isenção de ICMS, declaração de rendimentos, participar de exposições, feiras e eventos dentro e fora do Estado e etc.
O artesanato Mato-grossense tem potencial e popularidade não apenas nas fronteiras nacionais, mas também é conhecido internacionalmente.
“Nos últimos sete anos, participamos de 259 feiras e eventos. Mostramos nossa arte para o mundo. Prova disso foram às indicações de três tecedeiras de Várzea Grande que produzem redes. Elas vão participar na Venezuela do Festival Internacional de Redes, organizado pelo World Crafts Council”, disse à coordenadora.
Entre as ações previstas, em 2013, pelo governo, para fomentar a produção e divulgação da área, está a participação de Mato Grosso, no mês de junho, do Salão do Turismo em São Paulo, da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) em Recife, e a realização da primeira Rota do Artesanato em Mato Grosso, que vai percorrer 12 cidades Pólos Regionais. Através de mutirão serão oferecidos os serviços de cadastramento de artesão e do trabalhador manual, emissão de carteira nacional palestras, worshops, cursos e mostras de artesanato local.
Diego Frederici – Da Redação
Com informações da Secretaria de Indústria Comércio e Minas e Energia