Ruptura semelhante deverá acontecer nos próximos meses, assim que a marca apresentar o Up! no país.
A Folha foi à Europa e dirigiu a versão de entrada do hatch, que tem motor 1.0 com três cilindros (75 cv).
Ela tem o mesmo desenho da que será fabricada em São Paulo para assumir o posto de modelo mais barato da linha VW. O preço deverá começar em R$ 25 mil.
O Up! nacional manterá as linhas retas do alemão, bem recebidas na Europa.
A tampa do porta-malas toda em vidro, porém, deverá dar lugar a uma com base de aço, em razão do custo.
A cabine do Up! nacional será ligeiramente maior para acomodar melhor os passageiros do banco traseiro e oferecer um pouco mais do que os 251 litros disponíveis no porta-malas do europeu.
"As mudanças servirão para posicionar o carro no mesmo patamar de dimensões dos concorrentes", explicou Gerson Barone, gerente-executivo de design da VW.
–
O grande rival do Up! será o Fiat Uno. Eles têm muitas coisas em comum, como o interior espartano. O VW traz bancos dianteiros inteiriços, painel com poucos botões e apoio de braço nas portas com acabamento em plástico rígido, mesmo padrão do compacto de origem italiana.
O motor 1.0 da versão avaliada é mais moderno que o EA-111 utilizado atualmente pela Volkswagen no Brasil. O novo propulsor promete menores níveis de consumo e já virá adaptado para funcionar com gasolina e etanol. E poderá ser acoplado a um turbocompressor, para oferecer potência superior a 100 cv.
O câmbio de cinco marchas do Up! tem engates precisos, o que ajuda na condução urbana. Porém, como todo 1.0, é preciso reduzir marchas e acelerar forte para subir ladeiras e fazer ultrapassagens.
–
A Volkswagen não confirma se o carro será lançado no Brasil nessa configuração mecânica ou se usará o mesmo conjunto do Gol G6 (76 cv).
O Up! decretará o fim do Gol G4 (R$ 25,1 mil), atual modelo de entrada da VW. A marca tem a ambição de transformar o novo compacto no carro mais vendido do Brasil.
Fonte: FOLHA.COM