Economia

Falta de eficiência nos portos brasileiros prejudica safra de grãos em MT

O Porto de Santos, que em 2012 recebeu 6,3 milhões de toneladas de soja, sendo 59% do total exportado pelo estado, está com atraso nos embarques com mais de 30 dias.
 
De acordo com o analista do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleber Noronha, a falta de eficiência dos portos brasileiros, principalmente os do Sul e Sudeste do país, pode resultar em prejuízos na safra agrícola em Mato Grosso. "A soja que está sendo retirada do campo deve já ser comercializada, o que não está ocorrendo porque o sistema de embarque nos portos é lento".
 
Além disso, ele destaca que o plantio do milho, em decorrência ao término da safra da soja, pode sofrer perdas devido o atraso na entrega dos insumos. Conforme ele, a situação nos portos do Norte brasileiros é menos preocupante, com atraso na entrega de até 10 dias.
 
Com o problema no escoamento da produção, os produtores devem desembolsar mais com a logística de transporte das mercadorias. De acordo com Noronha, o aumento no custo do frete passou a representar 22% do custo de produção – considerando que na safra anterior não passava de 20%.

FONTE: PrimeiraHora | AGRODEBATE

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26