Em Mato Grosso, o Restaurante Prato Popular, órgão vinculado à Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), é uma das iniciativas desenvolvidas para garantir refeições acessíveis e de qualidade.
Nos primeiros dois meses de 2013, mais de 12,4 mil refeições já foram servidas no Prato Popular. O local atende em média 350 pessoas ao dia, entre aposentados, desempregados, trabalhadores autônomos, vendedores ambulantes e moradores de rua.
Além disso, a procura pelas refeições no Prato Popular vem aumentando nos últimos tempos. Em janeiro deste ano, por exemplo, foram servidas 6.412 refeições, um aumento de quase 300% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram servidas 2.548 refeições. No mês passado, o crescimento da procura ficou navamente evidente, atendendo cerca de 6.000 pessoas, contra 4.638 registrados em fevereiro de 2012.
Os dados demonstram que houve um interesse maior dos beneficiados na procura pelos serviços oferecidos pelo restaurante, principalmente pela qualidade e baixo custo econômico. Com apenas R$1,50, é possível fazer uma refeição balanceada que supre as necessidades nutricionais de uma pessoa adulta.
. “A segurança alimentar representa um direito do cidadão de ter acesso regular e permanente à alimentação. O Governo do Estado está trabalhando para assegurar esse direito”, ressaltou a primeira-dama e secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa.
Podem almoçar no local as pessoas cadastradas na instituição, cuja renda mensal não ultrapasse um salário mínimo. O Restaurante Prato Popular esta localizado na Rua Baltazar Navarros, Nº 567, bairro Bandeirantes, em Cuiabá
Fonte: Secom – MT | Setas-MT